???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4132
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Doação de órgãos: um ato de amor e esperança
Autor(es): Gonçalves, Ana Maria Capelli
Primeiro Orientador: Quadrado, Jaqueline Carvalho
1° Membro da banca: Pedersen, Jaina Raqueli
2° Membro da banca: Machado, Loiva Mara de Oliveira
Resumo: Este trabalho tem como tema de debate a doação de órgãos e tecidos, uma matéria bastante polêmica em nossos dias por envolver questões éticas, científicas e religiosas. Apesar das discussões, percebe-se que ainda existe muita desinformação sobre o assunto, por isso, buscamos fazer aqui um apanhado geral sobre a história dos transplantes, o desenvolvimento das pesquisas e o avanço das técnicas em torno do procedimento, procurando enfocar também o trabalho do Assistente Social como integrante das equipes multiprofissionais que atuam em hospitais da rede pública de saúde que realizam a captação e o transplante de órgãos e tecidos. Para tanto, valemo-nos da leitura de artigos e livros que tratam a respeito. Dessa forma, para esclarecer melhor o leitor, trazemos um breve histórico dos transplantes para mostrar que não se trata de uma experiência nova, uma vez que desde os primórdios do mundo o homem tenta realizá-lo. Também, buscamos esclarecer sobre a legislação vigente, os tipos de transplantes mais usuais, a legislação de regula a prática e a atuação do profissional Assistente Social na área. Outro aspecto que destacamos é a questão do acolhimento das famílias por este profissional no momento difícil da perda de um ente querido, o quanto sua presença é importante para esclarecer qualquer dúvida sobre os procedimentos, bem como assegurar os direitos dos envolvidos e possibilitar uma decisão, positiva ou negativa, mas com consciência e dignidade. Nesse sentido, apresentamos, também, modelos de entrevistas usadas pelas instituições que efetuam transplantes para demonstrar o cuidado tomado para possibilitar que tanto quem doa quanto quem recebe o órgão sejam tratados de forma adequada e com respeito.
Abstract: Este trabajo tiene como tema de debate la donación de órganos y tejidos, una materia bastante polémica en nuestros días por involucrar cuestiones éticas, científicas y religiosas. A pesar de las discusiones, se percibe que todavía hay mucha desinformación sobre el tema, por eso, buscamos hacer aquí un recuento general sobre la historia de los trasplantes, el desarrollo de las investigaciones y el avance de las técnicas en torno al procedimiento, buscando enfocar también el trabajo del Asistente Social como integrante de los equipos multiprofesionales que actúan en hospitales de la red pública de salud que realizan la captación y el trasplante de órganos y tejidos. Para ello, nos valemos de la lectura de artículos y libros que tratan al respecto. De esta forma, para aclarar mejor el lector, traemos un breve histórico de los trasplantes para mostrar que no se trata de una experiencia nueva, ya que desde los primordios del mundo el hombre intenta realizarlo. También, buscamos esclarecer sobre la legislación vigente, los tipos de trasplantes más usuales, la legislación de regula la práctica y la actuación del profesional Asistente Social en el área. Otro aspecto que destacamos es la cuestión de la acogida de las familias por este profesional en el momento difícil de la pérdida de un ser querido, cuanto su presencia es importante para aclarar cualquier duda sobre los procedimientos, así como asegurar los derechos de los involucrados y posibilitar una decisión, positiva o negativa, pero con conciencia y dignidad. En este sentido, presentamos, también, modelos de entrevistas usadas por las instituciones que efectúan trasplantes para demostrar el cuidado tomado para posibilitar que tanto quienes donan cuanto quienes reciben el órgano sean tratados de forma adecuada y con respeto.
metadata.dc.subject: Doação de orgaos, tecidos, etc
Transplante de orgãos, tecidos, etc
Assistentes sociais
Acolhimento nos serviços de saúde
Donación de órganos, tejidos, etc.
Trasplante de órganos, tejidos, etc.
Trabajadores sociales
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: GONÇALVES, Ana Maria Capelli. Doação de órgãos: um ato de amor e esperança. 2017. 69 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4132
metadata.dc.date.issued: 7-Dec-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Ana Maria Capelli Gonçalves 2017.pdf1.24 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???