???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4093
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Coelho, Franciele Braz de Oliveira-
dc.creatorAlmeida, Lídia Carla de Gusmão-
dc.date.accessioned2019-07-02T16:30:40Z-
dc.date.available2018-07-17-
dc.date.available2019-07-02T16:30:40Z-
dc.date.issued2018-07-05-
dc.identifier.citationALMEIDAL, Lídia Carla de Gusmão Almeida. A inclusão como foco da pesquisa no Ensino de Ciências: uma análise dos anais do ENPEC. 2018. 109 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4093-
dc.description.abstractThe present research carried out a study in the works published in the minutes of the National Meeting of Research in Education in Sciences (ENPEC), in the editions of the years of 2011, 2013 and 2015. The objective of the research was to investigate the approach of the theme Inclusion in researches of Sciences of Nature in the annals of said event. The study was based on the conceptions of authors such as Fonseca (1990); Noronha and Pinto (2013); Mathias (2009); among others, in relation to School Inclusion and the Special Education modality. They also underpinned the study, the National Guidelines for Basic Education, as well as national policies for Special Education. With a qualitative approach, the work is characterized in relation to the procedures as bibliographic research, based on Gil (2007). To analyze the results obtained, the theory of Content Analysis (BARDIN, 2015) was used. The results indicate that the research related to the area of Natural Sciences on Inclusive Education in Basic Education, although not yet quantitatively significant, has been growing in recent years. The results showed a greater number of researches on the subject in the area of Physics, and the visual deficiency was contemplated in most of the selected abstracts of the study. Much of the work found in the annals of ENPEC on the subject describes different methodologies and didactic materials for inclusion in the classes of Nature Sciences. We also found research aimed at the continuing education of educators about inclusion. It is hoped that the research data will contribute to the work of teachers in the field of Natural Sciences, assisting them in practices that allow true school inclusion, to enforce the law, which guarantees quality education, with fairness, of free of charge for the population.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectScience of Naturept_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.titleA inclusão como foco da pesquisa no Ensino de Ciências: uma análise dos anais do ENPECpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Franciele Braz de Oliveira-
dc.contributor.referee2Bierhalz, Crisna Daniela Krause-
dc.contributor.referee3Jesus, Suzana Cavalheiro de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa realizou um estudo nos trabalhos publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), nas edições dos anos de 2011, 2013 e 2015. A pesquisa teve como objetivo investigar a abordagem do tema Inclusão em pesquisas de Ciências da Natureza nos anais do referido evento. O estudo fundamentou-se nas concepções de autores como Fonseca (1990); Noronha e Pinto (2013); Mathias (2009); entre outros, em relação à Inclusão Escolar e a modalidade de Educação Especial. Também embasaram o estudo, as Diretrizes Nacionais para Educação Básica, bem como, as políticas nacionais para Educação Especial. Com abordagem qualitativa, o trabalho caracteriza-se em relação aos procedimentos como pesquisa bibliográfica, embasada em Gil (2007). Para análise dos resultados obtidos, foi utilizada a teoria de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2015). Os resultados sinalizam que as pesquisas vinculadas a área de Ciências da Natureza sobre a Educação Inclusiva na Educação Básica, apesar de ainda não representarem quantitativamente um valor expressivo, vêm crescendo nos últimos anos. Verificou-se nos resultados, um maior número de pesquisas sobre a temática na área de Física, sendo a deficiência visual contemplada na maior parte dos resumos selecionados do estudo. Boa parte dos trabalhos encontrados nos anais do ENPEC sobre o tema descrevem metodologias e materiais didáticos diferenciados para que ocorra a inclusão nas aulas de Ciências da Natureza. Também foram encontradas pesquisas voltadas à formação continuada de educadores sobre inclusão. Espera-se que os dados da pesquisa contribuam com o trabalho de professores da área de Ciências da Natureza, auxiliando-os em práticas que permitam uma verdadeira inclusão escolar, para se fazer valer a lei, que garante Educação de qualidade, com equidade, de forma gratuita para a população.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LÍDIA CARLA DE GUSMÃO ALMEIDA.pdfLÍDIA CARLA DE GUSMÃO ALMEIDA 20181.28 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???