???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4073
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Educação do campo: um estudo de caso da Escola de Ensino Médio Militina Pereira Alvarez
Autor(es): Osto, Mara Janete Dal
Primeiro Orientador: Colvero, Ronaldo Bernardino
1° Membro da banca: Paniágua, Edson Romário Monteiro
2° Membro da banca: Pinto, Muriel
Resumo: Este trabalho é resultado de pesquisa realizada na Escola Ensino Médio Militina Pereira Alvarez, escola localizada na zona rural do município de São Borja – RS, para conhecer, discutir e explanar como está sendo realizado o trabalho pedagógico na escola, identificando a contribuição do professor para a realidade cultural dos alunos moradores de zona rural. Os objetivos específicos pautaram-se nas políticas públicas voltadas para a educação da escola rural. Realizando uma análise curricular procurou-se evidenciar se há relação dos conteúdos com a realidade vivenciada destes alunos. Analisou-se o projeto político pedagógico da escola e observou-se a prática pedagógica vivenciada por esta escola rural. Caracterizou-se o surgimento, a trajetória da educação rural no Brasil e os principais acontecimentos que fizeram emergir a educação do campo, como outra concepção de educação. Utilizou-se a pesquisa qualitativa como metodologia, a partir de entrevistas por meio de áudio transcrito e questionário. Como resultados destacam-se o interesse das professoras em articular os conteúdos com a realidade dos alunos, a valorização do homem do campo presente no projeto político pedagógico da escola e a consolidação da educação do campo, como sendo um novo paradigma que orientará o currículo e a prática pedagógica nas escolas.
Abstract: Este trabajo es el resultado de la investigación llevada a cabo en Escuela Ensino Médio Militina Pereira Alvarez, situada en el campo de São Borja – RS, de conocer, analizar y explicar la forma en que se realiza el trabajo pedagógico en la escuela, la identificación de la contribución de la maestra a la realidad cultural de los estudiantes residentes de campo. Los objetivos específicos se basaron en las políticas públicas para la educación de la escuela rural. Hubo la realización de un análisis curricular trató de demostrar si una relación de contenido con la situación real de estos estudiantes. Analizado el proyecto político pedagógico de la escuela y la enseñanza de la práctica observada experimentado por esta escuela rural. Se caracteriza el ascenso, la trayectoria de la educación rural en Brasil y los principales acontecimientos que han surgido al campo de la educación, como otro concepto de la educación. metodología de investigación cualitativa se utilizó como punto de partida las entrevistas utilizando el cuestionario de audio y transcritas. Los resultados ponen de manifiesto el interés de los profesores en la articulación de los contenidos a la realidad de los estudiantes, el valor de este campo hombre en el proyecto político pedagógico y la consolidación de la educación rural de la escuela, como un nuevo paradigma que guiará el plan de estudios y la práctica docente en las escuelas.
metadata.dc.subject: Escolas rurais
Currículos
Escuelas rurales
Currículos
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: OSTO, Mara Janete Dal. Educação do campo: um estudo de caso da Escola de Ensino Médio Militina Pereira Alvarez. 2016. 44 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4073
metadata.dc.date.issued: 5-Jul-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mara Janete Dal Osto 2016.pdf594.21 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???