???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3991
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Lucchese, Márcia Maria-
dc.creatorCunha, Francisco Machado da-
dc.date.accessioned2019-05-23T18:54:02Z-
dc.date.available2019-05-23-
dc.date.available2019-05-23T18:54:02Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationCUNHA, Francisco Machado. Elaboração de um episódio de modelagem para o estudo de fontes renováveis de energia, potência elétrica e consumo elétrico no ensino médio. 104 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3991-
dc.description.abstractIn this Course Completion Work, planning and application of a Modeling Episode aimed at High School with the theme related to the content of electromagnetism, eletric power, and electric energy consumption activities that presented the contextualized teaching of physics and investigating practices involving the generation of electric energy through sources of renewable energy. For the elaboration of the work, a bibliographical research in two Physics teaching magazines, with the intention of identifying works related to the topics of electric power generation using renewable energy, conducting classroom experiments on concepts of electromagnetism and the use of Modeling Episodes. A theoretical basis for the elaboration of the project was studied, the Theories of Significant Learning of David Ausubel and science conception of Mario Bunge. These activities were planned and implemented in the third year of high school, with 7 activities being carried out during the months of September-November of 2018. During the applications it was observed that due to the difference of the model used from that of the traditional, at first the students were accommodated and did not were inclined to participate actively in the class, however, over the activities, there was an increase in the number of students' participation in the classroom. At the end of the applications, the results were satisfactory, in which students were predisposed to learn, interacting significantly with the material made available.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPotência elétricapt_BR
dc.subjectEnergia renovávelpt_BR
dc.subjectCircuitos elétricospt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEpisódio de modelagempt_BR
dc.subjectElectric powerpt_BR
dc.subjectRenewable energypt_BR
dc.subjectElectrical circuitspt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectModeling episodept_BR
dc.titleElaboração de um episódio de modelagem para o estudo de fontes renováveis de energia, potência elétrica e consumo elétrico no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva , Camila Brito Collares da-
dc.contributor.referee1Lucchese, Márcia Maria-
dc.contributor.referee2Barlette, Vania Elisabeth-
dc.contributor.referee3Dorneles, Pedro Fernando Teixeira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoNeste Trabalho de Conclusão de Curso, foram realizados o planejamento e a aplicação de um Episódio de Modelagem voltado para o Ensino Médio com o tema relacionado ao conteúdo de eletromagnetismo, potência elétrica e consumo de energia elétrica, sendo realizado atividades que apresentavam o ensino contextualizado de Física e práticas investigavas envolvendo a geração de energia elétrica através de fontes de energia renovável. Para a elaboração do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica em duas revistas de ensino de Física, com o intuito de identificar trabalhos relacionados aos temas de geração de energia elétrica utilizando energia renovável, a realização de experimentos em sala de aula sobre conceitos de eletromagnetismo e o uso de Episódios de Modelagem. Como embasamento teórico para a elaboração do projeto foram estudadas, a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e a concepção de ciência de Mario Bunge. Estas atividades foram planejadas e aplicadas em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, sendo realizadas 7 atividades durante os meses de setembro a novembro de 2018. Durante as aplicações foi observado que devido ao modelo de ensino ser diferente do tradicional, no início os alunos estavam acomodados e não estavam predispostos a participarem ativamente da aula, entretanto ao longo das atividades foi ocorrendo um aumento no número de participações dos alunos em sala de aula. Sendo que ao final das aplicações os resultados foram satisfatórios, em que os alunos mostraram-se predispostos a aprender, interagindo de forma significativa com o material disponibilizado.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Francisco Cunha 2018.pdf3.36 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???