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dc.contributor.advisor1Salbego, Juliana Zanini-
dc.creatorBalbueno, Leticia Lamana-
dc.date.accessioned2019-03-21T12:24:57Z-
dc.date.available2019-03-21T12:24:57Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.citationBALBUENO, Leticia Lamana. Releitura de marca: percepção do consumidor universitário de São Borja através dos animês. 2018. 56 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3838-
dc.description.abstractThe theme of the present paper is an element of the Japanese pop culture, more specifically, the anime. The anime is every animated audiovisual product produced in Japan with important traces and characteristics of it’s culture. It’s also known that from these characteristics the anime presents a great variety of genres, some of them have narratives about the daily aspects of their current reality, including reads of brands. In this matter, the objective of this paper is to understand the perception of the university student consumer from São Borja in regard of the rereading of the brand McDonald’s present in the Hatakaru Maou-sama. For the development of this objective, it was used the theoric perspective of such authors as Cevasco (2003), Shiffman and Kanuk (2015), Solomon (2008), for consumption and perception of the consumer. Pinho (1996), Perez (2004) and Costa (2011) for conceptualization of the brand. Jenkins (2008) and Santaella (2003) for the conceptualization of ciberculture, among others. As methodology, it was done exploratory research with the bibliography and questionnaire application to narrow the sampling for the next stage, which was the realization of a focus group. The conclusion of this paper is that the anime is form of entertainment that surprise it’s viewers with the narrative and, in São Borja, there is a significant parcel of consumers. Even further, from this research we can see that there is a symbolic consumption of the product through the anime and the rereading of these brands within the narratives awaken the consumer’s perspective, which produces a sense of closeness and familiarity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectJapãopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectPopular Culturept_BR
dc.subjectConsumer Behaviourpt_BR
dc.subjectCartoonpt_BR
dc.titleReleitura de marca: percepção do consumidor universitário de São Borja através dos animêspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7918618217365448pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072pt_BR
dc.contributor.referee1Andres, Fernanda Sagrilo-
dc.contributor.referee2Pereira, João Antônio Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6988575983301662pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2911718771692454pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho possui, como temática a ser trabalhada, um elemento da cultura pop japonesa – mais especificamente, o animê. O animê é todo produto audiovisual animado produzido no Japão, possuindo traços e características bem marcantes dessa cultura. Dessas características, também sabe-se que os animês apresentam uma grande variedade de gêneros. Dentre eles, alguns dispõem de narrativas voltadas a aspectos do cotidiano, ligados à realidade atual, incluindo releituras de marcas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é o de compreender a percepção do consumidor universitário de São Borja, em relação à releitura da marca McDonald’s, presente no animê Hataraku Maou-sama. Para desenvolvimento desse objetivo, trabalhou-se com a perspectiva teórica, a partir de autores como Cevasco (2003), Shiffman e Kanuk (2015), Solomon (2008), para consumo e percepção do consumidor. Pinho (1996), Perez (2004) e Costa (2011), para conceituação de marca. Nagado (2005) e Sato (2007), sobre a cultura pop japonesa dos animês e mangás. Jenkins (2008) e Santaella (2003), para a contextualização da cibercultura, dentre outros. Como percurso metodológico, trabalhou-se com pesquisa exploratória, a partir de pesquisa bibliográfica, e com a aplicação de questionários, no intuito de delimitação da amostragem para a etapa seguinte, que foi a realização de um grupo focal. Com o trabalho, concluiu-se que o animê é um formato de entretenimento que surpreende seu espectador pela sua narrativa e que, em São Borja, existe uma parcela significativa de pessoas que o consomem. Além disso, a partir das pesquisas, observamos que há o consumo simbólico de produtos através dos animês e que a releitura de marcas inseridas nestas narrativas despertam a percepção do consumidor, produzindo sentidos de proximidade e familiaridade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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Leticia Lamana Balbueno 2018.pdf12 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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