???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3671
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Uso de netbooks em uma classe de alfabetização: implicações pedagógicas a partir da análise da implementação do programa província de São Pedro
Autor(es): Cardozo, Thamires Coelho
Primeiro Orientador: Machado, Juliana Brandão
1° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
2° Membro da banca: Perez, Cláudia Camerini Corrêa
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa realizada no Instituto Estadual Ensino Espírito Santo (IEEES), situado no município de Jaguarão, Rio Grande do Sul/RS. A pesquisa teve como principal objetivo analisar quais propostas pedagógicas foram promovidas em uma classe de alfabetização no fim de 2014, através da implementação do Programa “Província de São Pedro”, vinculado ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Discutimos o uso das tecnologias digitais em sala de aula e problematizamos se o computador e as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) trouxeram contribuições para o processo de alfabetização e letramento dos alunos participantes do programa. Como metodologia foram utilizadas pesquisa bibliográfica e de campo, onde foram observadas as dinâmicas propostas pela professora em sala de aula, e por fim a aplicação de uma proposta de atividade cuja finalidade era promover o uso do computador em sala de aula não como entretenimento, mas sim como instrumento pedagógico. Por fim, apontamos que o computador pode ser utilizado como recurso didático, discutindo os limites e benefícios do uso da tecnologia em sala de aula.
Abstract: En este artículo se presenta un estudio realizado en el Instituto Estadual de Educación Espíritu Santo, localizado en el municipio de “Jaguarão”, “Rio Grande do Sul” (RS). La investigación tuvo como objetivo analizar las propuestas pedagógicas que fueron promovidas en una clase de alfabetización al final del 2014 a través de la aplicación del Programa Provincia de San Pedro, vinculado al Gobierno de Rio Grande do Sul (RS). Discutimos el uso de las tecnologías digitales en las clases y problematizamos silas computadoras y las TIC (Tecnologías de la Información y la Comunicación) trajeron contribuciones para el proceso de la alfabetización y la alfabetización de los estudiantes que participan en el programa. Como metodología fueran utilizadas la pesquisa bibliográfica y de campo, donde fueron observadas las dinámicas propuestas por el profesor en clase, y, por fin, la aplicación de una actividad propuesta cuyo objetivo fue promover el uso de las computadoras en el salón de clase, no como entretenimiento, sí como una herramienta educativa. Por último, señalamos que la computadora puede ser utilizada como recurso didáctico, discutiendo los límites y los beneficios del uso de la tecnología en clase.
metadata.dc.subject: Tecnologias Digitais
Computador na sala de aula
Alfabetização
Tecnologías digitales
Computadoras en clase
Alfabetización
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: CARDOZO, Thamires Coelho. Uso de netbooks em uma classe de alfabetização: implicações pedagógicas a partir da análise da implementação do programa província de São Pedro. 27p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3671
metadata.dc.date.issued: 26-Jan-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Pedagogia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ThamiresCoelhoCardozo2014 .pdfThamires Coelho Cardozo 2014391.38 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???