???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3659
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Iniciação à docência: reflexão sobre a prática docente em uma perspectiva Freireana
Autor(es): Martinez, Lucas da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Everton Fêrrêr de
1° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
2° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
3° Membro da banca: Pereira, Dirlei
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso denominado “Reflexão sobre a prática docente” tem seu recorte no ambiente de uma das áreas temáticas do Subprojeto Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UNIPAMPA, campus Jaguarão/RS. Desde o início do Curso de Pedagogia faço parte do referido Programa. Portanto, a reflexão que busco propor neste trabalho, tem como bases teóricas a Educação Dialógica e Problematizadora Freireana, a Investigação-Ação Educacional e a formação de Comunidades Críticas de Aprendizagem. Surge deste movimento, através da ação do PIBID e seu planejamento, um olhar para realidade do grupo, suas dificuldades, seus integrantes e seus perfis, para a fundamentação teórica. Centramos o trabalho através do seguinte problema: Como o conhecimento do contexto sociocultural se relaciona com a iniciação à docência em uma perspectiva freireana? Para alcançar a solução deste problema de pesquisa, utilizamos reflexões acerca do contexto sociocultural ao qual atuamos e propomos uma oficina de formação, contando com a metodologia dos três momentos pedagógicos para organizá-la. Neste sentido e na discussão em busca da afirmação de uma perspectiva embasada em Paulo Freire, neste grupo que se articula em comunidade crítica, consideramos o PIBID como o programa que permite claramente esta inserção.
Abstract: Este trabajo de conclusión de curso denominado “Reflexão sobre a prática docente”, tiene su recorte en el ambiente de uma de las áreas temáticas del Subprojeto Pedagogia del Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -PIBID/UNIPAMPA, campus Jaguarão/RS. Desde el inicio del Curso de Pedagogia hago parte del referido Programa. Por lo tanto, la reflexión que busco proponer en este trabajo, tiene como bases teóricas la Educación Dialógica y Problematizadora Freireana, la Investigación-Acción Educacional y la Formación de Comunidades Críticas de Aprendizaje .Surge de éste movimiento, a través de la acción del PIBID y su planificación, una mirada para la realidad del grupo, sus dificultades, sus integrantes y sus perfiles, para la fundamentación teórica. Centramos el trabajo a través del siguiente problema: Como el conocimiento del contexto sociocultural se relaciona con la iniciación a la docencia en una perspectiva freireana? Para alcanzar la solución de este problema de investigación, utilizamos reflexiones sobre el contexto sociocultural al que actuamos y proponemos una oficina de formación, contando con la metodología de los tres momentos pedagógicos para organizarla. En este sentido y en la discusión en busca de una afirmación de una perspectiva que parte de Paulo Freire, en este grupo que se articula en comunidad crítica, consideramos el PIBID como el programa que permite claramente esta inserción. La posibilidad de inserción de los becarios en el salón de clase, más que nunca proporciona la comprensión de la realidad concreta, cuando nos proponemos investigarla.
metadata.dc.subject: Iniciação à docência
Freire, Paulo, 1921-1997
Comunidade crítica
Planejamento
Iniciação à docência
Freire, Paulo, 1921-1997
Comunidad Critica
Planificación
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: MARTINEZ, Lucas da Silva. Iniciação à docência: reflexão sobre a prática docente em uma perspectiva Freireana . 55p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3659
metadata.dc.date.issued: 20-Jul-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Pedagogia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LucasdaSilvaMartinez2015.pdfLucas da Silva Martinez 20151.04 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???