???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3641
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, Renata Silveira da-
dc.creatorRondan, Josséle Lima Vieira-
dc.date.accessioned2019-01-24T11:07:17Z-
dc.date.available2011-08-10-
dc.date.available2019-01-24T11:07:17Z-
dc.date.issued2011-07-12-
dc.identifier.citationRONDAN, Josséle Lima Vieira. Linguística e ensino: representações imaginárias dos formandos em letras. 40p. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3641-
dc.description.abstractEn este estudio se refleja en el lenguaje formaciones imaginaria que los estudiosos del curso de portugués-español en la Universidad Federal de Pampa, campus de Yaguarón, construidos durante la graduación y cómo representaban la influencia de tales conceptos en el desarrollo y la realización de sus clases en la etapa de docencia en lengua materna. También se discuten las interferencias de la memoria del discurso escolar y del discurso académico en la realización de las prácticas docentes de estos pasantes. Para esta reflexión, en el recorrido teórico iniciamos con la relación entre Lingüística y Enseñanza (OLIVEIRA, WILSON, 2010), después, caracterizamos el Análisis de Discurso de línea francesa y de esta vertiente teórica destacamos los conceptos de imaginario, memoria discursiva, paráfrasis y polisemia ORLANDI, 2009). El corpus discursivo se constituyó a partir de la aplicación de un cuestionario a los aprendices de lengua materna. Para el análisis del corpus, seleccionamos secuencias discursivas de referencia, interpretadas a partir de la relación del intradiscurso con el interdiscurso. Bajo esta óptica discursiva, esta investigación suscita una reflexión sobre cómo los alumnos se valen de los conocimientos lingüísticos obtenidos en la graduación para basar teóricamente el planeamiento de las clases de lengua materna. Esta investigación también es relevante para que los alumnos como docentes y la universidad como intermediaria de conocimientos reflexionar sobre sus prácticas en lo que se refiere a la enseñanza de idiomas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLínguapt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdiomapt_BR
dc.subjectImaginariapt_BR
dc.subjectEnseñanzapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectMemoriapt_BR
dc.titleLinguística e ensino: representações imaginárias dos formandos em letraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Bodolay, Adriana-
dc.contributor.referee2Damasceno, Vanessa Doumid-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa reflete sobre formações imaginárias de língua que os acadêmicos do Curso de Letras Português-Espanhol da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão, construíram durante a graduação e o modo como representaram a influência de tais concepções na elaboração e na realização de suas aulas no estágio de docência em língua materna. Também são discutidas as interferências da memória do discurso escolar e do discurso acadêmico na realização das práticas docentes desses estagiários. Para tal reflexão, no percurso teórico iniciamos com a relação entre Linguística e Ensino (OLIVEIRA, WILSON, 2010), após, caracterizamos a Análise de Discurso de linha francesa e desta vertente teórica destacamos os conceitos de imaginário, memória discursiva, paráfrase e polissemia (ORLANDI, 2009). O corpus discursivo foi constituído a partir da aplicação de um questionário aos estagiários de língua materna. Para análise do corpus, selecionamos sequências discursivas de referência, interpretadas a partir da relação do intradiscurso com o interdiscurso. Sob a ótica discursiva, esta pesquisa suscita uma reflexão sobre como os alunos se valem dos conhecimentos linguísticos obtidos na graduação para embasar teoricamente o planejamento das aulas de língua materna Essa investigação também é relevante para que os alunos enquanto docentes e a universidade enquanto intermediadora de conhecimentos reflitam sobre suas práticas no que diz respeito ao ensino de línguas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
JosséleLimaVieiraRondan2011.pdfJosséle Lima Vieira Rondan 2011309.78 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???