???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3609
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Aplicabilidade da termografia infravermelha em revestimentos asfálticos
Autor(es): Vieira, Gracieli da Silva
Primeiro Orientador: Hartmann, Diego Arthur
Resumo: No Brasil a deterioração precoce dos pavimentos asfálticos é uma constante preocupação, sendo os principais defeitos o trincamento e afundamento em trilhas de rodas. Existem diversas técnicas para a detecção destes defeitos, porém a maioria só é aplicável para defeitos em estágio avançado e com manifestações na superfície do pavimento, não havendo uma metodologia adequada para o monitoramento da instauração do defeito de modo que se proponha uma solução de restauração mais eficiente com custos inferiores. A termografia infravermelha é uma técnica de medição de temperatura sem contato, que vem sendo utilizada frequentemente na investigação de manifestações patológicas da construção civil, porém sua aplicação na pavimentação asfáltica ainda é pouco explorada. Buscou-se neste estudo analisar algumas aplicações desta técnica em pavimentos asfálticos. Primeiramente foram realizadas análises paramétricas com a câmera termográfica FLIR T400, equipamento utilizado neste trabalho, a fim de se entender a importância dos principais parâmetros na geração de imagens térmicas. Posteriormente, foram realizados testes em amostras asfálticas com trincas induzidas de diâmetros e localização conhecidos, antes de se realizar o estudo a campo. Tais testes tiveram por finalidade analisar como se dá a distribuição de calor ao longo da amostra, buscando encontrar diferenças de temperatura nas regiões de falhas, e então foram obtidas imagens térmicas do pavimento asfáltico a campo. Além disso, neste trabalho foi verificada a aplicabilidade de um modelo de previsão de temperatura máxima do pavimento asfáltico desenvolvido no estado do Rio Grande do Sul. Com a análise das imagens térmicas das amostras asfálticas, percebeu-se que há uma tendência de mudança de comportamento dos termogramas em regiões com falhas e defeitos. Quanto ao modelo, foi possível observar que uma boa concordância das temperaturas medidas e previstas, desde que se respeite o intervalo de temperatura que a torna válida.
Abstract: In Brazil the early deterioration of asphalt pavements is a constant concern, the being the main defects cracking and rutting. There are several techniques for the detection of these defects, but the majority is only applicable to defects in advanced stage and with surface manifestations, not having an adequate methodology for the monitoring of the installation of the defect so that a solution of restoration is proposed more with lower costs. Infrared thermography is a technique of non-contact temperature measurement, which is frequently used in the investigation of pathological manifestations of civil construction and its application to asphalt paving is still little explored. This study aimed to analyze some applications of this technique in asphalt pavements. First, parametric analysis were performed with the FLIR T400 thermal camera in order to understand the importance of the main parameters in thermal imaging. Before the field study, tests were performed on asphalt samples with induced cracks of known diameters and locations. The purpose of these tests was to analyze how the heat distribution occurs throughout the sample, in order to find temperature differences in the fault regions, and then thermal images of the asphalt pavement were obtained. In addition, in this work the applicability of a maximum temperature prediction model of asphalt pavement developed in the state of Rio Grande do Sul was verified. With the analysis of the thermal images of the asphaltic samples, it was noticed that there is a trend of behavior change thermograms in regions with faults and defects. As for the model, it was possible to observe that a good agreement of the measured and predicted temperatures, provided that the temperature range that makes it valid is respected.
metadata.dc.subject: Engenharia civil
Pavimentação asfáltica
Termografia
Civil engineering
Thermography
Asphalt paving
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
metadata.dc.identifier.citation: VIEIRA, Gracieli Da Silva. Aplicabilidade da termografia infravermelha em revestimentos asfálticos. 73p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3609
metadata.dc.date.issued: 27-Jun-2018
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Civil

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Gracieli da Silva Vieira 2018.pdf2.5 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???