???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/346
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Schwartz, SuzanaPor
dc.creatorRodrigues, Flávia Covalesky de Souza-
dc.date.accessioned2016-05-05T20:30:59Z-
dc.date.available2016-05-05T20:30:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/346-
dc.description.abstractThis critical reflective report describes and analyzes an intervention carried out in a municipal school of Youth and Adult Education in the city of Alegrete, which aimed to provide a space for dialogue and continuing education with their teachers. The subjects of this project are seven teachers working in basic education, six of which teach in the final years and one in early years. The methodology is structured in the intervention method, in which we describe the intervention context and participant subjects; and the intervention's evaluation method, which emphasizes the analysis of indicators geared to the effects of the actions. The evaluation was carried out through the use of a closed questionnaire applied at the end of meetings held, as well as textual productions by participating teachers about their learning. To conduct this research, of interventional qualitative nature, it was necessary to diagnose the insertion context, which included semi-structured interviews, focus groups and theoretical and documental review. From the analysis of this information, it was possible to draw an action plan, which was systematically examined and redesigned based on the participants' evaluation of each meeting. The information analysis that emerged from the diagnosis and evaluation was carried out by discursive textual analysis method of Roque Moraes. Based on these intervention analytical tools we can state that some factors were important to the formation of the group, such as non-routine routine actions, the study of relevant topics for those faculty members and integration of theory and school practice. These results were perceived by the growing involvement of subjects in the discussions, practical activities proposed in the meetings, as well as the desire to keep having meetings, expressed by some participants. It was also possible to detect challenges in the formation of the group, such as the interference of external participants in the meetings, the constant silence of some participants and sustaining teachers' motivation for the proposed work.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectGrupospt_BR
dc.titleA construção de espaços de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.typeRelatório Técnicopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
dc.description.resumoEste relatório crítico reflexivo descreve e analisa uma intervenção realizada em uma escola municipal da Educação de Jovens e Adultos do município de Alegrete, que teve o objetivo de constituir um espaço de interlocução e formação continuada com seus professores. São sujeitos desse projeto sete professores atuantes na educação básica, dos quais seis lecionam nos anos finais e um nos anos iniciais. A proposta metodológica está estruturada no método da intervenção, no qual descrevemos o contexto da intervenção e os sujeitos participantes; e no método da avaliação da intervenção, que enfatiza a análise dos indicadores voltados aos efeitos das ações executadas. A avaliação foi realizada através do uso de questionário fechado aplicado ao final dos encontros realizados, bem como produções de textos pelos professores participantes acerca de suas aprendizagens. Para realizar esta pesquisa, de cunho qualitativo interventivo, foi necessário elaborar um diagnóstico do contexto de inserção, o que abrangeu entrevistas semiestruturadas, grupo focal e revisão de referencial teórico e documental pertinente. A partir da análise dessas informações, foi possível traçar um plano de ação, que foi sistematicamente revisto e replanejado com base na avaliação dos participantes sobre cada encontro. A análise das informações que emergiram do diagnóstico e das avaliações foi realizada através do método de análise textual discursiva de Roque Moraes. Com base nesses instrumentos de análise da intervenção podemos afirmar que alguns fatores foram importantes para a formação do grupo, como a rotina não rotineira das ações, o estudo de temáticas relevantes para aquele corpo docente e a integração da teoria com a prática escolar. Estes resultados foram percebidos através do crescimento do envolvimento de parte dos sujeitos nas discussões, nas atividades práticas propostas nos encontros, bem como no desejo de continuidade dos encontros, manifestado por alguns participantes. Também foi possível detectar desafios na formação do grupo, tais como a interferência de agentes externos nos encontros, o silêncio constante de alguns participantes e a manutenção da motivação de parte dos docentes para o trabalho proposto.-
dc.publisher.departmentCampus Jaguarão-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Flávia Covalesky de Souza Rodrigues - A Contrução de Espaços de Formação Continuada de Professores da Educação de Jovens e Adultos.pdfRelatório Crítico-Reflexivo5.34 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???