???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3453
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Rede de atendimento à dependência de crack: em perspectiva o olhar dos dependentes
Autor(es): Andrade, Tiago da Silva
Primeiro Orientador: Pessôa, Elisângela Maia
1° Membro da banca: Colvero, Ronaldo Bernardino
2° Membro da banca: Oliveira, Simone Barros de
Resumo: O presente estudo foi elaborado a partir da pesquisa efetuada na Rede de atendimento a dependência de Crack a qual resultou na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. O trabalho apresentado tinha como objetivo analisar qual a compreensão que os dependentes químicos de Crack têm sobre a rede de atendimento e os serviços prestados pelas instituições. Ainda verificar se os mesmos se enxergam como cidadão de direitos e como eles visualizam o trabalho do assistente social nestas instituições. O estudo tornou-se relevante a medida que há necessidade de ampliação de conhecimento científico sobre o uso de Crack e principalmente quanto à rede de atendimento. A distância da capital dificulta acesso a indicadores que levem a programas de prevenção e aprofundamento da qualidade no atendimento. As instituições a serem pesquisadas foram Hospital, CAPsAD e Comunidades Terapêuticas que compõem a rede de atendimento seja no processo de desintoxicação, socialização, tratamento e apoio as famílias. Quanto à metodologia utilizou-se do método Crítico-Dialético, por meio das categorias: historicidade, totalidade e contradição. Buscou-se suporte na pesquisa de tipo qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista com aplicação de formulário no município de São Borja nas instituições que compõem a rede totalizando entrevista com quatro sujeitos de três instituições. Dentre os autores da análise de conteúdo, optou-se pelo método utilizado por Gagnetem (1987). A pesquisa revelou que a maior parte dos usuários desconhece a existência de um trabalho em rede, percebem poucas ações, mas não a associam com a rede. Os sujeitos não se vêm como sujeitos de direito enquanto usuários, não tem conhecimento sobre a legislação, considerando os atendimentos prestados como “ajuda”. Apresentam imagem distorcida quanto a atribuições do assistente social que necessita proporcionar maior visibilidade a suas ações. Percebe-se que dentre tantas nuances o direito a informação ainda esta fragilizado enquanto direito a cidadania.
Abstract: El presente estudio fue elaborado a partir de la investigación efectuada en los centros de atencion a dependendientes de crack. La cual resulto en la elaboración de Trabajo Final del Curso. El trabajo presentado tenia como objetivo Analizar que comprenden los dependientes del crack sobre estos servicios de atención prestados por las instituciones. Todavía se verifica se los mismos se visualizan como ciudadanos con derecho y como ellos ven el trabajo del asistente social en estas instituciones. El estudio se torna relevante a medida que haya necesidades de amplitud en el conocimiento científico sobre el uso del crack y principalmente en cuanto a los centros de atención. La distancia de la capital dificulta el acceso a los indicadores que lleven programas de prevención y profundizen la calidad en la atención. Las instituciones quE fueron investigadas fueron el Hospital, CAPSAD y Comunidades terapéuticas que componen los centros de atención , ya sean en el proceso de desintoxicación, sociabilización, tratamiento y apoyo a las familias. En cuanto a la metodología que se utilizo , fue Critico-Dialectico, por medio de las categorías, histórico, total y contradictorio. Se busco soporte en las investigaciones de tipo cualitativas. La recolección de datos se dio por medio de entrevistas con la aplicación de encuestas en el municipio de Sao Borja, en las instituciones que componen la red , en total fueron 4 sujetos de 3 instituciones que hicieron la contestaron. Dentro de los autores del análisis del contenido , se opto por el método utilizado por Gagnetem (1987).la investigación revelo que la mayor parte de los usuarios desconoce la existencia de un trabajo en la red. Perciben pocas acciones, pero no la asocian con ella. Los sujetos no se ven como sujetos de derecho en cuanto a los usuarios. No tienen conocimiento sobre la legislación, considerando la atención recibida como ayuda, presentan uma imagen distorcionada em cuanto a las atribuciones del asistente social que necesita proporcionar la mayor visibilidade de sus acciones. Se percibe que dentro de tantos matices el derecho a la informacion todavia esta frágil em cuanto al derecho a la ciudadania.
metadata.dc.subject: Serviço Social
Trabalho qualificado
Crack (Droga)
Saúde mental
Viciados em drogas
Políticas Públicas
Servicio social
Trabajo cualificado
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: ANDRADE, Tiago da Silva. Rede de atendimento à dependência de crack: em perspectiva o olhar dos dependentes. 2014. 78p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3453
metadata.dc.date.issued: 26-Mar-2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Tiago da Silva Andrade 2014.pdf594.39 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???