???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3450
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A questão da captação do esgoto sanitário e as políticas públicas na cidade de São Borja: case de implantação no bairro do Passo
Autor(es): Silva, Antonio Claudio da
Primeiro Orientador: Colvero, Ronaldo Bernardino
1° Membro da banca: Paniágua, Edson Romário Monteiro
2° Membro da banca: Ceolin, Lisianne Pintos Sabedra
Resumo: O presente trabalho vem propor uma reflexão acerca da implantação das redes de captação de esgotos, tratamento e eliminação de resíduos no município de São Borja, especificamente no território conhecido como “bairro do Passo”, área com cerca de três mil moradores e que é a primeira beneficiada com a implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico, através de contrato firmado entre o Poder Público Municipal e a Companhia Riograndense de Saneamento. Na busca por informações sobre a situação das políticas públicas e o desenvolvimento da cidade foram feitas pesquisas de campo, baseadas em questionário aplicado a uma amostra de moradores atingidos, gerando resultados quantitativos. A abordagem da política pública de saneamento básico, em especial no que se refere ao esgotamento sanitário, é apresentada neste trabalho devido a sua importância e o impacto desta na saúde da população. Traz como resultados, entre outros, o desconhecimento da população acerca do tema e o interesse do poder público e das organizações envolvidas em atingir toda a comunidade da área urbana da cidade de São Borja.
Abstract: Este artículo propone una reflexión sobre La implantación de las redes de captación de las alcantarillas, tratamiento y la eliminación de residuos en el municipio de San Borja, específicamente en la zona conocida como “barrio del Passo” .Área con cerca de tres mil habitantes que es el primero en beneficiarse de la implantación del Proyecto Municipal de Saneamiento Básico, por acuerdo entre el Gobierno Municipal y la Compañía Riograndense de Saneamiento. En la búsqueda de informaciones sobre la situación de las políticas públicas y el desarrollo de la ciudad se realizaron estudios de campo, basados en cuestionarios administrados a una muestra de los residentes afectados. Generando resultados cuantitativos. Los enfoques de la política pública de saneamiento básico, especialmente en lo que se alude al agotamiento sanitario, se presenta en el trabajo debido a su importancia y el impacto de esto en la salud pública. Trae como resultado, entre otros, el desconocimiento de la población sobre el tema y el interés de las autoridades públicas y las organizaciones arrolladas para llegar para llegar a toda la comunidad de la zona urbana de San Borja.
metadata.dc.subject: Esgotos
Saneamento
Política pública
São Borja, RS
Alcantarillas
Saneamiento
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: SILVA, Antonio Claudio da. A questão da captação do esgoto sanitário e as políticas públicas na cidade de São Borja: case de implantação no bairro do Passo. 2015. 66p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3450
metadata.dc.date.issued: 3-Nov-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciência Política

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Antonio Claudio da Silva 2015.pdf1.31 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???