???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3342
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Santiago, Gustavo Fuhr-
dc.creatorMoraes, Jonatan Rafael Zimmermann de-
dc.date.accessioned2018-09-24T12:36:17Z-
dc.date.available2018-09-24T12:36:17Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.identifier.citationMORAES, Jonatan Rafael Zimmermann de. Estudo de viabilidade de arranjos de válvulas primárias e secundárias para cabeçotes de motores. 62 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3342-
dc.description.abstractThe highly competitive market makes more and more automotive industries improve their vehicles to meet consumer demand as well as the requirements of government regulations and legislation regarding safety and the environment. Several techniques are employed to increase the efficiency of an engine, one of which is related to the volumetric efficiency of the exhaust gases and the engine intake, and another technique is related to the increase in the compression ratio. According to these requirements, the present work aims to elaborate a cylinder head that uses a new arrangement of valves for internal combustion engines composed of a conventional main valve and a secondary axial rotary valve and to perform simulations of tests of a flow bench with the help of CAD tools. The proposed cylinder head is based on an original set, where the head of the Volkswagen 1.6 AP Carburized Engine, the camshaft 049H and the inlet and exhaust valves of that cylinder head are chosen. The results obtained were satisfactory, since the proposed models had higher flow values compared to the original reference model, having as Set 6 the most optimized, presenting a flow of 150.65 CFM, resulting in an increase of more 100% over the original assembly for maximum valve expansion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectMotorespt_BR
dc.subjectVálvulaspt_BR
dc.subjectCabeçotept_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.subjectEnginespt_BR
dc.subjectValvespt_BR
dc.subjectHeadpt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade de arranjos de válvulas primárias e secundárias para cabeçotes de motorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoO mercado altamente competitivo faz com que cada vez mais as indústrias automotivas melhorem seus veículos, para assim atenderem a demanda dos consumidores e também as exigências das regulamentações e legislações governamentais, referentes a segurança e meio ambiente. Várias técnicas são empregadas para se aumentar o rendimento de um motor, uma delas está relacionada com a eficiência volumétrica dos gases de exaustão e admissão do motor, e outra técnica está relacionada ao aumento da taxa de compressão. De acordo com essas exigências, o presente trabalho tem como objetivo elaborar um cabeçote que utiliza um novo arranjo de válvulas para motores de combustão interna composto por uma válvula principal convencional e uma válvula secundária rotativa axial e realizar simulações de testes de uma bancada de fluxo com o auxílio de ferramentas CAD. O cabeçote proposto se baseia em um conjunto original, onde é escolhido o cabeçote do Motor Volkswagen 1.6 AP Carburado, o comando de válvulas 049H e as próprias válvulas de admissão e exaustão desse cabeçote. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que os modelos propostos apresentaram valores de vazão superiores em comparação com o modelo original de referência, tendo como o Conjunto 6 o mais otimizado, apresentando uma vazão de 150,65 CFM, resultando em um aumento de mais de 100% em relação ao conjunto original para a abertura máxima da válvula.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Mecânica

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
JONATAN RAFAEL ZIMMERMANN DE MORAES 2018.pdf2.65 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???