???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3245
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A “voz pela liberdade” diante da repressão: os estudos comparados entre a lírica portuguesa e a canção brasileira em tempos de regimes autoritários
Autor(es): Berchon, Juliana da Silva
Primeiro Orientador: Basgalupp, Taiane Porto
Coorientador: Kelm, Mirian Denise
2° Membro da banca: Pereira, Zila Letícia Goulart
3° Membro da banca: Côrrea, Lúcia Maria Britto
Resumo: O presente trabalho visa apresentar um estudo comparativo acerca da produção poética utilizada como forma de combate à repressão militar em Portugal e no Brasil. Serão analisados poemas do autor português Jorge de Sena e do autor brasileiro Chico Buarque, e com isso, ter um olhar acerca da repercussão da Ditadura na produção literária dos dois países. A partir desse viés focaremos na divisão que se dará em dois momentos: o primeiro consistirá no sentimento de revolta e o segundo, no desejo de liberdade diante da situação do regime militar. Dentro dessa perspectiva, buscamos contribuir aos estudos comparativos na literatura desse período.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo presentar un estudio comparativo acerca de la producción poética utilizada como una manera de combate la represión militar en Portugal y Brasil. Se analizarán poemas del autor portugués Jorge de Sena y escritor brasileño Chico Buarque, y con esto, echar un vistazo en el repercusión de la dictadura en la producción literaria de los dos países. De este sesgo se centrará en la división que se producirá en dos fases: el primer consistirá en el sentimiento de rebelión y la segunda, el deseo de libertad ante La situación del régimen militar. Dentro de esta perspectiva, buscamos contribuir a los estudios comparativos en la literatura de este periodo.
metadata.dc.subject: Poesia
Liberdade
Repressão
Brasil
Portugal
Poesía
Libertad
Represión
Portugal
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: BERCHON, Juliana da Silva. A “voz pela liberdade” diante da repressão: os estudos comparados entre a lírica portuguesa e a canção brasileira em tempos de regimes autoritários. 48 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3245
metadata.dc.date.issued: 22-May-2013
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Juliana Berchon 2013.pdf513.47 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???