???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3109
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Carneiro, Janaína Viário-
dc.creatorIlha, Bruna Andrieli-
dc.date.accessioned2018-06-15T13:21:57Z-
dc.date.available2017-07-10-
dc.date.available2018-06-15T13:21:57Z-
dc.date.issued2017-07-04-
dc.identifier.citationILHA, Bruna Andrielli. Construção do conhecimento em hidrostática a partir de atividade experimental: articulando teoria e prática no ensino de física. 2017. 70 fl. Trabalho de Conclusão (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS. 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3109-
dc.description.abstractThe present project addresses a research that was carried out in a public school of regular education in the municipality of Dom Pedrito, Rio Grande do Sul state, Brazil. It has as its theme the experimental activity in Teaching Physics that aims to articulate theory and practice with the content of hydrostatics. The objective was to investigate the improvement of learning by proposing that students create hypotheses in an attempt to explain the physical phenomena involved during the experimental activities. From the hypotheses, they constructed, together with the researcher, the concepts of hydrostatics. It is a student-oriented teaching where the student becomes able to perceive the physical phenomena in order to elaborate his own ideas, constructing the knowledge. The research is characterized methodologically as to nature as qualitative, as to the approach as explanatory and as to the procedures as experimental research. As a research instrument, questionnaires (pre-test and post-test) were utilized to verify the students' prior knowledge and knowledge acquired after the activities were developed. As a result, the qualitative analysis and the applied methodology (Content Analysis) concluded that the experimental activities contributed to the construction of scientific knowledge, since the experimental activities provided the interconnection between concepts and practice, thus making the Teaching, of a discipline (Physics) considered difficult to understand, more pleasant and attractive besides adding context to this process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade experimentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem contextualizadapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFluídos em repousopt_BR
dc.subjectExperimental Activitypt_BR
dc.subjectContextualized learningpt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectResting fluidspt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectNatural sciencept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleConstrução do conhecimento em hidrostática a partir de atividade experimental: articulando teoria e prática no ensino de físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee2Pazinato, Maurícius Selvero-
dc.contributor.referee3Coelho, Franciele Braz de Oliveira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi realizada em uma escola pública de Ensino regular no município de Dom Pedrito (RS). O contexto da pesquisa realizou-se numa turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Teve como tema a atividade experimental no Ensino de Física e visa articular teoria e prática com o conteúdo de hidrostática. Objetivou-se investigar a melhoria do aprendizado propondo que os alunos criassem hipóteses na tentativa de explicar os fenômenos Físicos envolvidos durante as atividades experimentais. A partir das hipóteses, construíram, juntamente com a pesquisadora, os conceitos de hidrostática. Trata-se de um ensino voltado para o aluno, em que este se torna capaz de perceber os fenômenos físicos de modo a elaborar suas próprias ideias, construindo o conhecimento. A pesquisa caracterizase metodologicamente quanto à natureza como qualitativa, quanto à abordagem como explicativa e quanto aos procedimentos como pesquisa experimental. Como instrumento de pesquisa foram utilizados questionários (pré-teste e pós-teste) com o intuito de verificar os conhecimentos prévios dos alunos e o conhecimento adquirido após desenvolvimento das atividades. Como resultado, concluiu-se, com a análise qualitativa e com a metodologia aplicada (Análise de conteúdo), que as atividades experimentais contribuíram para a construção do conhecimento científico, uma vez que as atividades experimentais proporcionaram a interligação entre conceitos e prática tornando assim o ensino, de uma componente (Física) considerada de difícil entendimento, mais prazeroso e atrativo além de agregar a contextualização a este processo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Dom Pedritopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
BRUNA ANDRIELI ILHA.pdfBRUNA ANDRIELI ILHA 20171.52 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???