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dc.contributor.advisor1Martins, Tales Leandro Costa-
dc.creatorCarli, Ferdinando Cleber de-
dc.date.accessioned2018-06-13T19:02:32Z-
dc.date.available2018-06-13-
dc.date.available2018-06-13T19:02:32Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationCARLI, Ferdinando Cleber de. Estudo do uso de uma abordagem metodológica constru-tivista adaptada para atividades experimentais de cinética química. 56 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3064-
dc.description.abstractIt is known that one of the criticisms that is made regarding the teaching of chemistry, refers to the discipline being excessively explaned by the teacher, often without the use of experi-mentation and with decontextualized and monotonous classes. The present work presents an adapted approach of the POE method (predict, observe and explain) used in chemical kinetics experiments. It aims to improve the teaching-learning process of chemistry with the aim of providing participation in the experimental classes and the interaction of the students with the contents in the activities carried out. The experiments developed allow the students to interact with the concepts in the stages of the POE, leading them to an active posture in learning. The work was developed with two second-year classes (3201- with POE methodology and 3202 without POE methodology). Experiments were performed evaluating the effect of temperature and contact surface on the speed of chemical reactions and subsequent application of identical questionnaire for both groups. The results show the potential of applying experimental classes in the discipline of chemistry, giving a differentiated approach to teaching and learning to students. It was also possible to observe the importance of using collision theory as a tool for the construction of arguments at the atomic-molecular level, since the students of the class in which the methodology was applied obtained better performances in the evaluated instruments, POE and in the post-activity questionnaire.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectAbordagem POEpt_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subjectExperimental activitiespt_BR
dc.subjectPOE approachpt_BR
dc.titleEstudo do uso de uma abordagem metodológica construtivista adaptada para atividades experimentais de cinética químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Tales Leandro Costa-
dc.contributor.referee2Hölzle, Luís Roberto Brudna-
dc.contributor.referee3Junges, Fernando-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoSabe-se que uma das críticas que se faz com relação ao ensino de química, refere-se à disci-plina ser excessivamente esplanada pelo professor, muitas vezes sem o uso da experimentação e com aulas descontextualizadas e monótonas. O presente trabalho apresenta uma abordagem adaptada do método POE (predizer, observar e explicar) utilizado em experimentos de cinéti-ca química. Visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de química com o objetivo de proporcionar a participação nas aulas experimentais e a interação dos alunos com os conteúdos nas atividades realizadas. Os experimentos desenvolvidos oportunizam os alunos interagir com os conceitos nas etapas do POE, levando-os a uma postura ativa na aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido com duas turmas de segundo ano (3201- com metodologia POE e 3202 sem metodologia POE). Foram realizados experimentos avaliando o efeito da temperatura e da superfície de contato na velocidade das reações químicas e posterior aplicação de questionário idêntico para as duas turmas. Os resultados mostram o potencial de aplicação de aulas experimentais na disciplina de química, oportunizando uma abordagem diferenciada de ensino e aprendizagem aos alunos. Também foi possível observar a importância de utilizar a teoria das colisões como ferramenta para a construção das argumentações no nível atômico-molecular, pois os alunos da turma em que a metodologia foi aplicada obtiveram melhores desempenhos/desenvolvimentos nos instrumentos avaliados, tanto na atividade guia POE quanto no questionário pós-atividade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

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