???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2970
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Caracterização do consumidor da carne ovina da cidade de Dom Pedrito - RS
Autor(es): Bianchini, Bruno Denis
Primeiro Orientador: Corrêa, Gladis Ferreira
2° Membro da banca: Pinto, Angélica Pereira dos Santos
3° Membro da banca: Silveira, Isabella Barbosa da
Resumo: As constantes mudanças que a ovinocultura de corte vem enfrentando tem revelado um cenário atrativo, uma vez que a carne de cordeiro tem se destacado no mercado de carnes, apresentando uma demanda em potencial por consumidores que estão dispostos a pagar por atributos “não preço” associados ao produto, principalmente, no que diz respeito a segurança alimentar e nos efeitos benéficos que os alimentos podem causar ao organismo. A ovinocultura tem grande importância socioeconômica para região da campanha, porém, no que diz respeito ao atual consumidor da carne ovina, pouco se conhece sobre os fatores que envolvem e interferem na tomada de decisão, bem como as preferências e características do produto de maior aceitação no mercado. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo caracterizar o consumidor da carne ovina na cidade de Dom Pedrito, afim de contribuir para o estabelecimento de estratégias de produção e comercialização que atendam as exigências do mercado específico. Foram entrevistados 100 consumidores de maio a junho de 2015 onde os resultados evidenciam a carne ovina como a segunda colocada na ordem de preferência em relação a outras espécies, sendo consumida por 87% dos entrevistados, com frequência de uma vez por semana para a maioria dos entrevistados. Os principais limitantes para a compra são os “preços elevados”, seguido de “ausência do produto”. Em relação à escolha do corte, a costela foi a primeira na escolha, sendo seguida pela paleta e pelo pernil. O excesso de gordura e a falta de padrão dos cortes são as características citadas como as que mais afetam a comercialização. Observou-se um grande deficit de informação sobre a composição nutricional da carne ovina pelos consumidores, uma vez que 51,7% dos entrevistados afirmaram não conhecer tais características sobre o produto. Contudo, a carne ovina demonstrou ter grande demanda de mercado e os consumidores se mostram respectivos a produção local.
Abstract: The constant changes that the cutting sheep industry is facing has proved an attractive scenario, given that the lamb has excelled in the meat market, with a potential demand for consumers who are willing to pay for attributes "priceless" associated the product mainly with respect to food safety and beneficial effects in the food can cause the body. The sheep industry has great socio-economic importance to the campaign region, however, with regard to the current consumers of lamb, little is known about the factors that surround and influence the decision making, as well as the preferences and greater acceptance of product characteristics in the market. In this sense, this research aimed to characterize the consumer of sheepmeat in the town of Don Pedrito, in order to contribute to the establishment of production and marketing strategies that meet the requirements of specific market. 100 consumers were interviewed from May to June 2015 where the results show the lamb as the runner-up in order of preference with regard to other species, consumed by 87% of respondents often than once a week for most interviewed. The main limiting for the purchase are the "high prices", followed by "lack of product". Regarding the choice of the cut, the rib was the first in choice, followed by the palette and the shank. Excess fat and the lack of standard cuts are the characteristics cited as those that most affect the marketing. There was a large deficit of information on the nutritional composition of lamb meat by consumers, since 51.7% of respondents said they did not know such caracterisitcas about the product. However, the lamb was shown to have great market demand and consumers are shown recptivos local production.
metadata.dc.subject: Carne ovina
Perfil de consumidor
Preferências
Consumo
Preferência de mercado
Consumer profile
Lamb
Consumption
Market preferences
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
metadata.dc.identifier.citation: BIANCHINI, Bruno Denis. Caracterização do consumidor da carne ovina na cidade de Dom Pedrito - RS. 2015. 33 fl. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Bacharelado em Zootecnia, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2970
metadata.dc.date.issued: 7-Jul-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Zootecnia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
BRUNO DENIS BIANCHINI.pdfBRUNO DENIS BIANCHINI 2015537.97 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???