???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2947
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Boéssio, Cristina Pureza Duarte-
dc.creatorMachado, Doralice da Silva-
dc.date.accessioned2018-05-18T12:08:45Z-
dc.date.available2017-12-17-
dc.date.available2018-05-18T12:08:45Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.citationMACHADO, Doralice da Silva. Pibid espanhol: impactos na formação de alunos de letras da Unipampa campus Jaguarão. 74p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2947-
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo conocer la visión de los alumnos que participan o ya participaran del Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID, financiado por la Coordinacão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior - CAPES, subproyecto de Letras / Español en la Universidad Federal de Pampa - UNIPAMPA / Campus Jaguarão, sobre las contribuciones del programa en la formación de los becarios. Así, hizo el análisis cualitativo de los datos recogidos a partir de la aplicación de un cuestionario compuesto por catorce cuestiones, enviadas a 38 becarios y ex becarios del Programa, pero sólo 25 respondieron. Opté en ese trabajo utilizar como referencial teórico, investigadores que buscaron conocer, a través de sus becarios, la importancia del Programa en sus formaciones. Buscando alcanzar los objetivos específicos: valorar y divulgar las visiones de los becarios y ex becarios sobre el Programa; demostrar si el proyecto colabora / colaboró para la formación de los alumnos; reflejar en qué puntos el PIBID alcanza o falla en sus objetivos como auxiliar de iniciación a la docencia y contribuir, de alguna forma con este trabajo para que no haya interrupción del Programa, apuntando sus contribuciones. Por los datos recogidos conseguí confirmar la influencia del Programa en la formación de estos futuros profesores y mostrar cuánto despierta en el alumno un sentido crítico con sus prácticas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) - PIBIDpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectPrograma institucional de becas de iniciación a la docencia (Brasil) - PIBIDpt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.titlePibid espanhol: impactos na formação de alunos de letras da Unipampa campus Jaguarãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Juliana Brandão-
dc.contributor.referee2Martins, Maria Élia Gonçalves-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo conhecer a visão dos alunos que participam ou já participaram do Programa Institucional de Bolsas Iniciação Docência – PIBID, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, subprojeto de Letras/Espanhol na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA/Campus Jaguarão, sobre as contribuições do programa na formação desses bolsistas. Para isso, realizei a análise qualitativa nos dados coletados a partir da aplicação de um questionário composto por catorze questões, disponibilizados a 38 bolsistas e ex-bolsistas do Programa, porém somente 25 responderam. Optei nesse trabalho utilizar como referencial teórico, pesquisadores que buscaram conhecer, através dos bolsistas, a importância desse Programa em suas formações. Buscando alcançar os objetivos específicos: valorizar e divulgar as visões dos bolsistas e ex-bolsistas sobre o Programa; demonstrar se o projeto colabora/colaborou para a formação desses alunos; refletir em que pontos o PIBID atinge ou falha em seus objetivos como auxiliador de iniciação a docência e contribuir, de alguma forma com este trabalho para que não haja interrupção do Programa, apontando suas contribuições. Com os dados coletados, consegui apontar aspectos que confirmam a influencia do Programa na formação desses futuros professores e mostrar o quanto ele desperta no aluno um senso critico em relação à suas práticas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DoraliceMachado2017.pdfDoralice da Silva Machado 2017850.95 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???