???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2942
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Machado, Mari Eldionara Rosa-
dc.creatorPereira, André Luis Fernandes-
dc.date.accessioned2018-05-17T14:15:32Z-
dc.date.available2018-05-17-
dc.date.available2018-05-17T14:15:32Z-
dc.date.issued2017-11-30-
dc.identifier.citationPEREIRA, André Luis Fernandes. Educação ambiental como prática no ensino fundamental de Santana do Livramento visando à conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente acadêmico. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Pública) - Universidade Federal do Pampa,Santana do Livramento, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2942-
dc.description.abstractThe Environmental Education (EA) is increasingly being inserted in the school environment with the objective of adopting practices related to conservation, recovery and improvement of the environment as a tool to face the current reality, in an integrated way building parameters of respect to the limits to the environment where you live. The EA through educational programs seeking to achieve goals like awareness, values, wisdom, experience and determination in the search for a harmonious coexistence with nature. It is up to the school the role of educating, instigate environmental reflections for that EA has positive effects in order to understand and react to global environmental problems. The general purpose of this research was to identify the practices developed by the Department of Education of the municipal district of Santana do Livramento/RS together with the municipal schools aiming at knowledge in EA. To achieve the objective of the research was used the field survey by realizing an interview with the Secretary of Education and the Directors of schools, and applying a questionnaire with the students. The results show that, agreement to existing legislation, the Department of Education and the schools are developing and inserting EA practices through a continuous training for teachers, holding meetings with exchanges of experiences, reports and cultural exchange, as well as science fair, activities in the environmental area aimed at prevention, care for the environment, recycling and selective collection of garbage both on school premises and outside oh this, such as community gardens, participation on family agriculture fairs, in addition to projects in conjunction with Universidade da Região da Campanha and the Universidade Estadual do RS. Students demonstrate interest in the subject and believe in the importance of insertion of the EA at schoolpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleEducação ambiental como prática no ensino fundamental de Santana do Livramento visando à conservação, recuperação e melhoria do meio ambientept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID42670004091pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4510170307032797pt_BR
dc.contributor.referee1Howes Neto, Guilherme-
dc.contributor.referee2Cerqueira-Adão, Sebastião Ailton da Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120777834924443pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5587890154156833pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental (EA) cada vez mais vem sendo inserida no âmbito escolar, visando à adoção de práticas voltadas à conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente como ferramenta para enfrentar a realidade atual, de maneira integrada construindo parâmetros de respeito aos limites ao meio onde se vive. A EA, através de programas educacionais busca alcançar objetivos como a conscientização, valores, sabedoria, experiências e determinação na busca de um convívio harmônico com a natureza. Compete à escola o papel de educar ambientalmente, instigar reflexões para que a EA tenha efeitos positivos de forma a compreender e reagir aos problemas ambientais mundiais. O Objetivo Geral deste trabalho foi identificar as práticas que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Educação do município de Santana do Livramento/RS junto as Escolas Municipais visando ao conhecimento em EA. Para alcançar o objetivo proposto neste estudo, optou-se pelo levantamento de campo (survey), realizando uma entrevista com a Secretária de Educação e Diretoras das Escolas A e B, e aplicando um questionário para os alunos. Os resultados evidenciam que, em consonância com a legislação, a Secretaria de Educação e Escolas, estão desenvolvendo e inserindo práticas em EA através de uma Formação Continuada para os docentes, encontros com trocas de experiências, relatos e Intercâmbio Cultural, Feira de Ciências, atividades na área ambiental visando a prevenção, cuidados com o meio ambiente, reciclagem e coleta seletiva de lixo, tanto no recinto escolar como fora deste, sejam como hortas comunitárias, participação em feiras de agricultura familiar, além de projetos junto às Universidade da Região da Campanha e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Junto aos alunos percebe-se o interesse pelo assunto, acreditando ser de suma importância sua inserção na escola.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Artigo André Luis Fernandes Pereira.pdf549.04 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???