???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2726
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O uso de canção na aula de língua espanhola: um estudo de caso em um curso de extensão do núcleo de línguas adicionais da UNIPAMPA
Autor(es): Silveira, Vaniza Bueno
Primeiro Orientador: Irala, Valesca Brasil
1° Membro da banca: Irala, Valesca Brasil
2° Membro da banca: Alvarez, Isaphi Marlene Jardim
Resumo: O presente trabalho é um estudo de caso acerca de uma experiência de estágio obrigatório em língua espanhola ocorrido em contexto de extensão. O ambiente analisado foi de um curso de “Espanhol através de música”, com o total de 10 aulas presenciais. As aulas ocorreram no Núcleo de Línguas Adicionais, no campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - RS. Tem-se como principal objetivo analisar o engajamento dos alunos em relação ao trabalho com o gênero canção, as estratégias didáticas e a motivação do aluno diante de aulas com a utilização de canção. A investigação deste trabalho se deu através da análise e reflexão sobre materiais coletados como depoimento da estagiaria, questionários e produzidos pela estagiária no decorrer da sua prática docente, caracteriza assim uma pesquisa ¬¬descritiva. O resultado deste trabalho mostrou que é possível através de uma aula com canção fazer com que o aluno tenha um maior engajamento, ainda que não haja diferenças significativas entre as atividades com ou sem a utilização de músicas. Para finalizar, sabemos que existem várias maneiras de ensinar de línguas. Cada aluno tem uma percepção distinta quando se está aprendendo uma nova língua. Cabe ao professor utilizar técnicas e atividades que promovam um maior engajamento.
Abstract: El presente trabajo es de un estudio de caso sobre una experiencia de práctica obligatoria en lengua española ocurrida en un contexto de extensión. El ambiente analizado es de un curso de "Español a través de música", con el total de 10 clases presenciales, en el campus Bagé de la Universidad Federal de Pampa (UNIPAMPA) – RS. Se tiene como principal objetivo analizar el compromiso de los alumnos en relación al trabajo con el género canción, las estrategias didácticas y la motivación del alumno y en el caso de que se produzca un cambio en la calidad de vida de las personas que viven en el país, y en el caso de que el alumno tenga un mayor compromiso, aunque no hayan diferencias significativas entre las actividades con o sin la utilización de canciones. Para finalizar, sabemos que hay varias maneras de trabajar en la enseñanza de lenguas. Cada alumno tiene una percepción que se distinguen cuando se está aprendiendo una nueva lengua. Corresponde al profesor utilizar técnicas y actividades que promuevan un mayor compromiso.
metadata.dc.subject: Letras
Estudo de caso
Língua espanhola
Aprendizagem a partir de música
Aprendizagem
Música
Engajamento
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: SILVEIRA, Vaniza Bueno. O uso de canção na aula de língua espanhola: um estudo de caso em um curso de extensão do núcleo de línguas adicionais da UNIPAMPA. 39 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2726
metadata.dc.date.issued: 15-Dec-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Vaniza Silveira 2017.pdf514.05 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???