???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2565
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Morais, Katia Vieira-
dc.creatorCruz, Sheila Machado da-
dc.date.accessioned2018-03-28T12:39:15Z-
dc.date.available2018-03-26-
dc.date.available2018-03-28T12:39:15Z-
dc.date.issued2015-12-08-
dc.identifier.citationCRUZ, Sheila Machado da. The learning between the lines: a study on why and how to teach poetry in ESL class. 48p. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Inglês) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2565-
dc.description.abstractEsta pesquisa em linguística aplicada em língua adicional tem como objetivo demonstrar os benefícios do uso de poesia em sala de aula de língua inglesa, contribuindo para um ensino que busca proporcionar o crescimento pessoal dos alunos. Para isso, faz-se um estudo bibliográfico a fim de conjugar as teorias a respeito do ensino de literatura e a relevância deste para o aprimoramento linguístico na segunda língua. Aqui, a ideia de que a literatura é um direito inalienável de todo ser humano (CANDIDO) é aproximada dos conceitos por trás das estratégias de ensino de língua através da literatura desenvolvidas por Lazar (1993), Duff e Maley (1991), entre outros. Além disso, investiga-se a aplicação do ensino de língua através da literatura por meio de um projeto de ensino de leitura de poesia. Os resultados revelam que a literatura está de fato muito desvinculada da sala de aula de inglês. Ademais, a aplicação do projeto de ensino comprovou a eficacia do ensino de poesia na motivação e promoção da autonomia leitora. Assim, de acordo com Widdowson (1988, apud HESS 1999) indica-se a inclusão do gênero poético tanto como ferramenta educacional quanto pedagógica, a fim de aprimorar o conhecimento linguístico, incentivar a autonomia leitora e fomentar o desenvolvimento pessoal.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectESL teachingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.titleThe learning between the lines: a study on why and how to teach poetry in ESL classpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee2Assumpção, Simone de-
dc.contributor.referee3Faveri, Rodrigo de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoThis research in applied linguistics of additional language aims to demonstrate the benefits of the use of poetry in ESL classroom, in order to contribute to an education that seeks to promote personal growth. For that, a literary review is made as to conjugate theories concerning the teaching of literature and its relevance towards linguistic improvement in the second language. Here, we approximate the idea that literature is an inalienable right to every human person (CANDIDO) to the concepts behind strategies of language teaching through literature developed by Lazar (1993), Duff and Maley (1991), among others. Furthermore, we investigate language teaching through literature with the application of a teaching project regarding the reading of poetry. The results show that, as we presumed, ESL teaching has not been taking profit of literature as resource. The practice of the project proved that the teaching of poetry can be very effective in promoting motivation and reading autonomy. Therefore, in agreement with Widdowson (1988, apud HESS 1999), we encourage the use of poetry as an ESL pedagogical and educational resource.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Sheila Cruz 2015.pdf299.84 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???