???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2457
Tipo: Relatório Crítico-Reflexivo
metadata.dc.title: A mediação de conflitos escolares: com a palavra os educadores do IFSul
Autor(es): Silva, Alexandre Oliveira
Primeiro Orientador: Hammes, Lúcio Jorge
1° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
2° Membro da banca: Gritti, Silvana Maria
3° Membro da banca: Hammes, Itamar Luís
Resumo: Este Relatório Crítico-reflexivo emerge de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), entre março e novembro de 2017, que teve como objetivo compreender os processos de mediação de conflitos escolares a partir de uma ótica freireana e de uma abordagem construtiva, visando à formação colaborativa dos educadores do IFSul – Campus Bagé/RS. Para desenvolver este estudo, buscou-se embasamento conceitual na pedagogia crítico-emancipatória de Paulo Freire e em outros autores que estudam a temática da mediação construtiva de conflitos escolares. A metodologia utilizada foi a intervencionista, expressa em uma pesquisa participante, organizada em seis círculos de aprendizagem, realizados de forma periódica e colaborativa com nove educadores do IFSul – Campus Bagé. Os dados produzidos, após análise de conteúdo, apontaram para a necessidade de maiores articulações entre gestão, setor pedagógico, educadores, famílias e educandos para a construção de estratégias de mediação proativa e construtiva dos conflitos escolares ocorridos, não apenas com alunos, mas também com os servidores – que a pesquisa apontou serem em número bastante expressivo. Como resultado houve a oficialização da Comissão de Mediação de Conflitos junto à Reitoria do IFSul, que passou a ser responsável pela mediação e resolução dos conflitos escolares. Além disso, a pesquisa provocou a reelaboração do Contrato de Convivência do Campus Bagé, objetivando o esclarecimento de pontos contraditórios e a incorporação de novos procedimentos que favoreçam relações pacíficas, que perpassam por uma gestão do cotidiano, do clima e da cultura institucional, que potencialize as condições de ensino e aprendizagem institucionais. Dessa forma, os resultados acadêmicos e os indicadores de qualidade da educação têm como referência a promoção da autorregulação e da autorrealização cognitiva e emocional dos sujeitos, para que colaborem com a instalação e manutenção de uma Educação para a Paz e assim, por consequência, de uma Cultura de Paz Institucional.
Abstract: Este Informe Crítico-reflexivo emerge de una investigación realizada en el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFsul), entre marzo y noviembre de 2017, que tuvo como objetivo comprender los procesos de mediación de conflictos escolares, a partir de una óptica freireana y de un abordaje constructivo, con vistas a la formación colaborativa de los educadores del IFSul - Campus Bagé⁄RS. Para desarrollar este estudio, se buscó basamento conceptual en la pedagogía crítico-emancipatoria de Paulo Freire y en otros autores que estudian la temática de la mediación constructiva de conflictos escolares. La metodología utilizada fue la intervencionista, expresada en una investigación participativa, organizada en seis círculos de aprendizaje, realizados de forma periódica y colaborativa con nueve educadores del IFSul - Campus Bagé. Los datos producidos, tras análisis de contenido, apuntaron para la necesidad de mayores articulaciones entre gestión, sector pedagógico, educadores, familias y estudiantes para la construcción de estrategias de mediación proactiva y constructiva de los conflictos escolares ocurridos, no apenas con alumnos, pero también con los servidores - que la investigación señaló ser en número bastante expresivo. Como resultado, hubo la oficialización de la Comisión de Mediación de Conflictos junto a la Rectoría del IFSul, que pasó a ser responsable por la mediación y resolución de los conflictos escolares. Además de ello, la investigación provocó la reelaboración del Contrato de Convivência del Campus Bagé, objetivando la aclaración de puntos contradictorios y la incorporación de nuevos procedimientos que favorezcan relaciones pacíficas que pasan por una gestión del cotidiano, del clima y de la cultura institucional, que potencie las condiciones de enseñanza y aprendizaje institucionales. De esta manera, los resultados académicos y los indicadores de calidad de la educación tienen como referencia la promoción de la autoregularización cognitiva y emocional de los sujetos, para que colaboren con la instalación y manutención de una Educación para la Paz y así, por consecuencia, de una Cultura de Paz Institucional.
metadata.dc.subject: Mediação de conflitos
Educadores
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul
Mediación de conflictos
Educadores
Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología Sur-rio-grandense - IFSul
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: SILVA, Alexandre Oliveira. A mediação de conflitos escolares: com a palavra os educadores do IFSul. 158p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2457
metadata.dc.date.issued: 30-Nov-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
AlexandreOliveiraSilva2017.pdfAlexandre Oliveira Silva 20171.85 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???