???jsp.display-item.identifier??? http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2456
Tipo: Relatório Crítico-Reflexivo
metadata.dc.title: Práticas docentes e a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista em escolas do município de Alegrete, RS
Autor(es): Fernandes, Auristela de Oliveira
Primeiro Orientador: Selbach, Paula Trindade da Silva
1° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
2° Membro da banca: Gritti, Silvana Maria
3° Membro da banca: Rodrigues, Rita de Cássia Morem Cóssio
Resumo: Este Relatório Crítico- Reflexivo é resultado de uma pesquisa-ação que objetivou oportunizar espaços de reflexão sobre o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em encontros de partilha de saberes com professores da Rede Municipal de Alegrete, RS.A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica, em encontros denominados Discutindo o Autismo em Rede, com a participação de professores regentes, profissionais de apoio de alunos com deficiência e professores do Atendimento Educacional Especializado, embasados em demandas do grupo de sujeitos desta pesquisa, coletadas por meio dos instrumentos diagnósticos propostos na intervenção. Durante os encontros os sujeitos tiveram a oportunidade de dialogar, expressar suas dúvidas e angústias diante do tema proposto, elaborando recursos que foram aplicados aos alunos com TEA matriculados em escolas da Rede Municipal, analisando suas reações e as implicações na aprendizagem dos mesmos. Analisando os dados coletados, pode-se concluir que a formação docente e espaços de discussão sobre o processo de uma educação inclusiva, se fazem muito necessários no contexto educacional, bem como os sujeitos puderam observar que os recursos produzidos são importantes para os avanços das crianças com TEA na escola e na vida. A partir desse processo considera-se importante a manutenção de encontros com o grupo, que tornou-se permanente em estudos no tema, no município de Alegrete.
Abstract: Este Informe Crítico-Reflexivo es el resultado de una investigación que objetivo brindar espacios de reflexión sobre el proceso de inclusión de alumnos com Trastorno del Espectro Autista (TEA) en encuentros para compartir conocimientos con profesores de la Red Municipal de Alegrete, RS. La metodología utilizada fue la intervención pedagógica, en encuentros denominados Discutiendo el Autismo en Red, con la participación de profesores regentes, profesionales de apoyo a alumnos con discapacidad y profesores del Atendimiento Educacional Especializado, basados en demandas del grupo de sujetos de esta investigación, recogidos por medio de los instrumentos de diagnósticos propuestos en la intervención. Durante los encuentros los sujetos tuvieron la oportunidad de dialogar, expresar sus dudas y angustias ante el tema propuesto, elaborando recursos que fueron aplicados a los alumnos con TEA matriculados en escuelas de la Municipalidad, analizando sus reacciones y las implicaciones en el aprendizaje de los mismos. Al analizar los datos recolectados, se puede concluir que la formación docente y los espacios de discusión sobre el proceso de una educación inclusiva, se hacen muy necesarios en el contexto educativo, así como los sujetos pudieron observar que los recursos producidos son importantes para los avances de los niños con TEA en la escuela y en la vida. A partir de ese proceso se considera importante el mantenimiento de encuentros con el grupo, que se hizo permanente en estudios en el tema, en el municipio de Alegrete.
metadata.dc.subject: Transtorno do Espectro Autista
Inclusão
Práticas docentes
Trastorno del Espectro Autista
Inclusión
Prácticas docentes
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: FERNANDES, Auristela de Oliveira. Práticas docentes e a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista em escolas do município de Alegrete, RS. 81p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2456
metadata.dc.date.issued: 22-Aug-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
AuristeladeOliveiraFernandes2017.pdfAuristela de Oliveira Fernandes 20171,64 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???