???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2447
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Análise da tolerância de três espécies de leguminosas ao residual de imazapique + imazapir em solos contaminados
Autor(es): Gregori, Juliane Melo de
Primeiro Orientador: Deble, Leonardo Paz
Resumo: A utilização em larga escala de agrotóxicos faz do Brasil, o maior consumidor mundial desses produtos. No município de Dom Pedrito a cultura do arroz é uma das mais expressivas. Para esta atividade é comum o uso de diversos grupos de agroquímicos, dentre eles o herbicida comercial Kifix®, fórmula química imazapique + imazapir, que é um dos mais utilizados. Uma das maneiras mais baratas para a descontaminação de solos é a utilização de fitorremediação. O referido trabalho objetivou avaliar a tolerância das espécies Lotus corniculatus (cornichão), Trifolium repens (trevo branco) e Trifolium pratense (trevo vermelho) ao herbicida comercial Kifix® (imazapique + imazapir). Foram feitas quatro repetições para cada uma das espécies e para cada um dos quatro tratamentos, totalizando 51 amostras. Para a semeadura, foram utilizadas caixas Gerbox. As caixas, com 25 sementes cada, foram levadas ao germinador, com temperatura e luminosidade controladas. Após 25 dias, as plântulas foram transferidas para o plantio definitivo em recipientes plásticos com capacidade para 0,75m³ de substrato. Os recipientes foram preenchidos com substrato estéril que sofreram aplicações de quatro diferentes dosagens de imazapique + imazapir, conforme rótulo do fabricante, que sugere a utilização de 140g/ha para diluição em 150 litros de água: ½ dose, 1 dose, 1½ dose e 2 doses. Além destas aplicações, foram feitos 3 tratamentos-controle, onde o substrato não sofreu contaminação. Após 30 dias, os espécimes foram analisados em relação às seguintes variáveis: fitotoxicidade, altura e área foliar. Com base nos dados, todas as espécies diminuíram a produção de área foliar e altura, sendo possível afirmar que a espécie que melhor tolerou aplicações de imazapique + imazapir na dose recomendada e acima desta foi T. pratense. Tanto T. pratense quanto L. corniculatus demostraram tolerância para aplicações de dose abaixo do recomendado. T. repens foi a espécie menos tolerante a aplicações de imazapique + imazapir. Já em aplicações de doses duplas, as espécies não foram tolerantes, tendo em vista o número de indivíduos mortos e o baixo índice de área foliar.
Abstract: El uso a gran escala de plaguicidas hace que Brasil sea el mayor consumidor mundial de estos productos. En la ciudad de cultivo de arroz Dom Pedrito es uno de los más expresivos. Para esta actividad es común el uso de varios grupos de productos químicos, incluyendo el herbicida Kifix® comercial, fórmula química imazapic + imazapir, que es uno de los más utilizados. Una de las maneras más baratas para descontaminar el suelo es el uso de la fitorremediación. Este trabajo tuvo como objetivo evaluar la tolerancia de las especies de Lotus corniculatus (loto de los prados), Trifolium repens (trébol blanco) y Trifolium pratense (trébol rojo) el herbicida comercial Kifix® (imazapic + imazapir). Cuatro repeticiones se hicieron para cada especie y para cada uno de los cuatro tratamientos, por un total de 51 muestras. Para la siembra, se utilizaron cajas Gerbox. Las cajas con 25 semillas cada una, fueron llevados a la germinador con la temperatura y la luz controlada. Después de 25 días, las plántulas se transfirieron a la plantación permanente en recipientes de plástico con capacidad para 0,75m³ sustrato. Los contenedores estaban llenos de aplicaciones de sustrato sufrido estériles de cuatro dosis diferentes de imazapic + imazapir, de acuerdo con la etiqueta del fabricante, lo que sugiere el uso de 140 g / ha para la dilución en 150 litros de agua: dosis ½ dosis 1 dosis de 1 ½ y 2 dosis. Además de estas aplicaciones, se hicieron tratamientos 3control, en el que el sustrato no ha sufrido la contaminación. Después de 30 días, se analizaron las muestras para las siguientes variables: fitotoxicidad, altura y área foliar. Sobre la base de los datos, todas las especies disminuyeron la producción de área foliar y altura, y se puede decir que las especies que mejor tolerados aplicaciones imazapic + imazapir a la dosis recomendada y por encima de esto fue T. pratense. Tanto T. pratense L. corniculatus como aplicaciones de dosis de tolerancia se demuestra a continuación recomendado. T. repens fue menos tolerantes a aplicaciones imazapic + imazapir. Ya en aplicaciones de dosis dobles, la especie no eran tolerantes, teniendo en cuenta el número de personas muertas y bajo índice de área foliar.
metadata.dc.subject: Tolerância
Leguminosa
Herbicida
Solo
Contaminação
La tolerancia
Legumbres
Herbicidas
En solitario
La contaminación
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
metadata.dc.identifier.citation: GREGORI, Juliane Melo de. Análise da tolerância de três espécies de leguminosas ao residual de imazapique + imazapir em solos contaminados. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2447
metadata.dc.date.issued: 4-Jul-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
JULIANE MELO DE GREGORI.pdfJULIANE MELO DE GREGORI 20161.17 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???