???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2440
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Instrumentos avaliativos de ciências: estudo de caso no 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Dom Pedrito - RS
Autor(es): Mello, Elenara Fernandes
Primeiro Orientador: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, realizado no 6º ano, na turma 61, de uma escola de Ensino Fundamental da rede estadual do município de Dom Pedrito – RS, com o objetivo de analisar a concepção avaliativa, os instrumentos utilizados, bem como as questões dos instrumentos de avaliação. Para tratar deste tema utilizar-se-á como referência autores como Jussara Hoffmann (1994; 2000; 2001; 2009) e Celso Vasconcelos (2005). Com este referencial teórico, aborda-se a polarização das duas principais concepções avaliativas: formativa/mediadora e classificatória/somativa. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, em relação aos objetivos como explicativa e em relação aos procedimentos como um estudo de caso. Recolheram-se documentos na secretaria da escola (PPP, regimento escolar e Registro de conteúdos/lista de chamada) e coletaram-se os instrumentos de avaliação (Provas, exercícios, seminário e feira de Ciências) com a professora, para posterior análise de dados, de acordo com Bardin (2009). Os instrumentos foram categorizados em prova, listas de exercícios, seminários e feiras, já as questões foram mapeadas de acordo com os objetivos, conteúdos, função, classificação, forma, utilização de imagens e contextualização. Em relação a concepção avaliativa identificou-se elementos que as enquadrassem ou em formativa ou em classificatória. Conclui-se uma discrepância entre a avaliação do 6º ano analisado e o previsto nos documentos legais, pois prevalecem os aspectos quantitativos, com protagonismo da prova e de questões fechadas. Espera-se com essa pesquisa, contribuir para a literatura sobre processos avaliativos no Ensino de Ciências.
Abstract: Este trabajo se desarrolló en el curso de la Licenciatura en Ciencias Naturales, Universidad Federal de Pampa - UNIPAMPA, que tuvo lugar el día 6 años en la clase 61, una escuela primaria de la escuela pública en la ciudad de Dom Pedrito - RS, con el objetivo analizar el diseño de evaluación, los instrumentos utilizados y los temas de las herramientas de evaluación. Para abordar esta cuestión será utilizado como autores de referencia como Jussara Hoffmann (1994; 2000; 2001; 2009) y Celso Vasconcelos (2005). Con este marco teórico, se trata de la polarización de los dos principales conceptos de evaluación: formación / mediador y clasificatorio/sumativa. La investigación se caracteriza como cualitativa, en relación con los objetivos como de motivos y en relación con las actuaciones como un estudio de caso. Ellos se recogieron documentos en la oficina de la escuela (PPP reglamentos escolares y de registro de contenido/lista de llamadas) y se recogieron las herramientas de evaluación (exámenes, ejercicios, seminarios y Ciencias de la feria) con el maestro para su posterior análisis de los datos según Bardin (2009). Los instrumentos se clasifican en pruebas, listas de ejercicios, seminarios y ferias comerciales, ya que las preguntas fueron asignadas de acuerdo con los objetivos, el contenido, la función, la clasificación, la forma, el uso de imágenes y contextualización. En cuanto a la concepción de evaluación se identificó elementos que enquadrassem o de formación o de clasificación. La conclusión es una discrepancia entre la evaluación del 6º año analizado y previsto en los documentos legales debido a prevalecer los aspectos cuantitativos, el papel de la prueba y cerradas. Se espera que esta investigación contribuye a la literatura sobre los procesos de evaluación en la educación científica.
metadata.dc.subject: Avaliação
Ensino de Ciências
Instrumentos de avaliação
Enseñanza de las Ciencias
La evaluación
Los instrumentos de evaluación
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
metadata.dc.identifier.citation: MELLO, Elenara. Instrumentos avaliativos de ciências: estudo de caso no 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Dom Pedrito - RS. 2016. 63f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2440
metadata.dc.date.issued: Dec-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ELENARA FERNANDES MELLO.pdfELENARA FERNANDES MELLO 20161.16 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???