???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2438
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pereira, Rachel Freitas-
dc.creatorNunes, Fabiana Floor-
dc.date.accessioned2018-03-01T15:43:50Z-
dc.date.available2017-06-28-
dc.date.available2018-03-01T15:43:50Z-
dc.date.issued2017-01-30-
dc.identifier.citationNUNES, Fabiana Floor. As concepções do brincar para professoras da educação infantil. 25p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2438-
dc.description.abstractEl presente trabajo de conclusión de curso tienen como objetivo comprender las concepciones que cuatro profesoras de una Escuela Municipal de Educación Infantil – EMEI – de Arroio Grande/RS tiene acerca de la importancia de juegos como parte del proceso educativo. Desde ese punto de vista, por medio de una investigación cualitativa, fueron realizadas entrevistas semiestructuradas con estas profesoras, estando cada una de ellas en un nivel educacional, o sea, guardería, maternal, Pré-a e Pré-b, a fin de percibir de qué manera el jugar es explorado en sus cotidianos junto a los niños de distintas edades. Los autores elegidos para discutir la temática propuesta, son: Vygotsky (1984), Marta Kohl Oliveira (2010), Tizuco Morchida Kishimoto (2005, 2011), Janete R. Moyles (2002, 2006), Vera Barros de Oliveira (2000), Zilma Ramos de Oliveira (2007) y junto con estos autores, Huizinga (1951), Brougère (1981, 1998) y Fromberg (1987), también se llevaron a cabo algunas investigaciones en artículos y monografías con la misma temática. Los datos de las entrevistas se han dividido en dos categorías de análisis: 1) concepciones sobre el jugar y el valor asignado al juego, y 2) el papel desempeñado por los juegos en la educación infantil. Así, este estudio se ha demostrado fundamental para establecer relaciones con los datos recogidos posibilitando una discusión fundamentada en estudios que comprueban la importancia del juego en la vida de los niños.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectChistespt_BR
dc.subjectLos niñospt_BR
dc.subjectEducación infantilpt_BR
dc.subjectProfesoraspt_BR
dc.titleAs concepções do brincar para professoras da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Pozzobon, Marta Cristina Cezar-
dc.contributor.referee2Melgares, Tatiane Mena Silveira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender as concepções que quatro professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI - de Arroio Grande/RS têm a respeito da importância da brincadeira como parte do processo educativo. Nesta perspectiva através de uma pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com essas professoras, sendo cada uma delas de um nível educacional, ou seja, berçário, maternal, Pré-a e Pré-b, a fim de perceber de que maneira exploram o brincar em seus cotidianos junto às crianças de diferentes faixas-etárias. Os autores escolhidos para discutir a temática proposta, são: Vygotsky (1984), Marta Kohl Oliveira (2010), Tizuco Morchida Kishimoto (2005, 2011), Janete R. Moyles (2002, 2006), Vera Barros de Oliveira (2000), Zilma Ramos de Oliveira (2007) e juntamente com esses autores, Huizinga (1951), Brougère (1981, 1998) e Fromberg (1987), também foram realizadas algumas pesquisas em artigos, e monografias relacionadas a esta temática. Os dados das entrevistas foram divididas em duas categorias de análise: 1) concepções sobre o brincar, e o valor atribuído à brincadeira, e 2) O papel exercido quando utilizam as brincadeiras no cotidiano da educação infantil. Portanto, este estudo se demonstrou fundamental para estabelecer relações com os dados coletados possibilitando uma discussão embasada em estudos que comprovam a importância da brincadeira na vida da criança.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Pedagogia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
FabianaFloorNunes2016.pdfFabiana Floor Nunes 2016326.81 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???