???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2410
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: Direitos humanos e saúde da mulher
Autor(es): Ferreira, Catherine Domingues
Primeiro Orientador: Machado, Juliana Brandão
1° Membro da banca: Ourique, Maiane Hatschbach
2° Membro da banca: Guimarães, Vera Maria
Resumo: O objetivo deste trabalho é evidenciar a evolução histórica da saúde da mulher a partir da contribuição de Programas Sociais como o de Assistência Integral à saúde da Mulher (PAISM) e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) e das lutas dos movimentos feministas pelo desenvolvimento de políticas de saúde da mulher, entre outras questões como, trabalho, gênero, desigualdade, sexualidade e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que visa traçar um panorama geral sobre questões de gênero e movimentos feministas; um breve histórico sobre as políticas públicas de saúde da mulher; e um resgate sobre a importância da luta constante pelos direitos humanos e pela saúde da mulher. Concluiu-se que as evoluções apresentadas no que tange à evolução histórica das políticas públicas voltadas à saúde da mulher ocorreram, principalmente, devido à resistência dos movimentos feministas que representaram as necessidades deste grupo buscando por melhorias e pela igualdade de gênero. Ao longo da história muitos foram os direitos alcançados, entre eles o atendimento preferencial à gestante, ligadura de trompas, atenção ginecológica, acompanhamento durante o parto, amamentação, realização de exames de prevenção ao câncer do colo do útero e câncer de mama gratuitos, reconstrução das mamas, atenção às doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. No entanto, ainda há muito a ser conquistado, um exemplo disso é a luta pela legalização do aborto, que é uma das bandeiras defendidas pelos movimentos feministas atuais devido ao fato desta ser a causa da morte de diversas jovens que o praticam em condições precárias e sem assistência médica devido à proibição.
Abstract: El objetivo de este trabajo es evidenciar la evolución histórica de la salud de la mujer a partir de la contribución de los programas sociales como el Programa de Asistencia Integral de la mujer (PAISM) y el de Política Nacional de Asistencia Integral de la salud de la Mujer (PNAISM) y la lucha de los movimientos feministas por el desarrollo de políticas volcadas para la salud de la mujer, entre otras cuestiones como puede ser, trabajo, género, desigualdad, sexualidad y prevención de enfermedades sexualmente transmisibles. Para esto, fue realizada una investigación bibliográfica, que busca mostrar un panorama general sobre problemas de género y los movimientos feministas; un resumen histórico sobre las políticas públicas de la salud de la mujer, resaltando la importancia de la lucha constante por los derechos de la salud de la mujer. En conclusión, la evolución histórica de las políticas públicas relacionadas con la salud de la mujer, se llevaron adelante debido a la resistencia de los movimientos feministas, que representaban las necesidades de este grupo, buscando mejorías e igualdad de género. En el correr de la historia fueron muchos los derechos alcanzados, entre ellos, el atendimiento preferencial para las gestantes, ligadura de trompas, atención ginecológica, acompañamiento durante el parto, realización de exámenes de prevención de cáncer de colon de útero y cáncer de seno gratuitos, reconstrucción de senos, atención de enfermedades sexualmente transmisibles, entre otros. Todavía existen muchos derechos a ser conquistados, por ejemplo, la legalización del aborto, donde los movimientos feministas priorizan la reivindicación de este derecho, debido a que el aborto, es una de las principales causas de muerte entre jóvenes de bajos recursos, sin derecho a asistencia médica.
metadata.dc.subject: Políticas públicas
Saúde
Mulher
Gênero
Políticas públicas
Salud
Mujer
Género
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: FERREIRA, Catherine Domingues. Direitos humanos e saúde da mulher. 15p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2410
metadata.dc.date.issued: 29-Sep-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Direitos Humanos e Cidadania

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CatherineDominguesFerreira2017.pdfCatherine Domingues Ferreira 2017463.27 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???