???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2381
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Lucchese, Márcia Maria-
dc.creatorAvero, Cátia Cilene Saraiva-
dc.date.accessioned2018-02-26T19:12:45Z-
dc.date.available2018-02-20-
dc.date.available2018-02-26T19:12:45Z-
dc.date.issued2017-07-07-
dc.identifier.citationAVERO, Cátia Cilene Saraiva. Ciências para crianças: trabalhando com o tema sol na educação infantil. 145 p. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2381-
dc.description.abstractIn Early Childhood Education, pedagogical practices are being reviewed for an active role in the formation involving pertinent information and knowledge, for the student to develp skills and potentialities that will contribute to the world view and undestanding of the phenomena observed. The National Curriculum Framework for Early Childhood Education (Brazil, 1998) points out that the young child (0 to 4 years old) establishes the understanding that there is a relation between the natural phenomena contemplating the teaching of science for children as a process that challenges them and encourages action in the search for higher levels of knowledge and understanding of the physical-natural world engaging in observation and research activities on the action of light, heat, sound, force and movement. In this context, a didactic sequence was developed with an emphasis on Teaching Sciences in Early Childhood Education using the theme Sun as a trigger for the contextualization of information and intervention in the Teaching of students. Pedagogical practice was based on Jean Piaget's Theories considering the developmental phases of children and the teacher's need to present information and situations that favor the construction of knowledge. As educatonal production was elaborated a didactic sequence with material with the theme Sun identifying the physical phenomena that can be worked on in Early Childhood Education. The repertorie of classes and visits made it possible for the children to experience Science, thus interacting between internal structures and external contexts, making learning active and occurring the acquisition of knowledge presented during the project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleCiências para crianças: trabalhando com o tema sol na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee2Camozatto, Viviane Castro-
dc.contributor.referee3Barlette, Vania Elizabeth-
dc.contributor.referee4Martins, Márcio André Rodrigues-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoNa Educação Infantil estão sendo revistas as práticas pedagógicas para uma atuação de forma ativa na formação envolvendo informações e conhecimentos pertinentes, para o aluno desenvolver habilidades e potencialidades que contribuirão para uma visão de mundo e compreensão dos fenômenos observados. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Brasil,1998) ressalta que a criança pequena de 0 a 4 anos estabelece a compreensão de que há uma relação entre os fenômenos da natureza contemplando o ensino de ciência para crianças como um processo que lhes interpela o pensamento e incita à ação na busca de superiores níveis de conhecimento e compreensão do mundo físico-natural envolvente com atividades de observação e pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento. Neste contexto elaborou-se uma sequência didática com ênfase no Ensino de Ciências na Educação Infantil para crianças de 3 a 4 anos utilizando o tema Sol como desencadeador para a contextualização da informação e intervenção no Ensino aprendizagem dos alunos. A prática Pedagógica foi baseada nas Teorias de Jean Piaget considerando as fases de desenvolvimento das crianças e a necessidade do professor apresentar informações e situações que favoreçam a construção do conhecimento. Como produção educacional foi elaborada uma sequência didática com material de apoio ao professor com o tema Sol identificando os fenômenos físicos que podem ser trabalhados na Educação Infantil. O repertório das aulas e as visitas possibilitaram as crianças vivênciar a Ciência, e assim ocorrendo a interação entre estruturas internas e contextos externos, tornando a aprendizagem ativa e ocorrendo a aquisição dos conhecimentos apresentados durante o projeto.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dissertação_Cátia Avero 2017.pdf7.04 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Produto Educacional_Cátia Avero.pdf2.07 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???