???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2317
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Alves, Simone Silva-
dc.creatorMachado, Andrea Pereira-
dc.date.accessioned2018-02-16T13:18:18Z-
dc.date.available2017-03-20-
dc.date.available2018-02-16T13:18:18Z-
dc.date.issued2017-01-27-
dc.identifier.citationMACHADO, Andrea Pereira. A importância do ensino de história da África para formação cidadã em uma escola no município de Arroio Grande/RS. 20p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2317-
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene por objetivo discutir cuestiones relacionadas a la inserción de la enseñanza de la Historia y Cultura Afro-Brasileira, resaltando la importancia y la necesidad de la inclusión de la temática en clase, alertando para su importancia para la formación ciudadana. La motivación para la elaboración de este estudio se dio a partir de la pasantía en los años iniciales del “Ensino Fundamental”, en que constaté que, en el Plan de estudio del tercer año del “Ensino Fundamental”, Ninguna disciplina curricular trabajaba el estudio de la Historia y de la Cultura Afro-Brasileira en escuela y también percibí algunas actitudes de prejuicio racial entre los alumnos durante la observación de la práctica docente. La investigación es de representación social y de naturaleza cuantitativa. El trabajo de campo fue realizado durante los meses de mayo y junio del año de 2016. Participaron de la investigación quince alumnos entre nueve y trece años de edad del tercer año del “Ensino Fundamental” en una escuela del municipio de Arroio Grande/RS. Para la coleta de datos, se realizaron observaciones empíricas y un cuestionario con los alumnos sobre la actividades didáticopedagógicas desarrolladas durante el proyecto: “A Educação para Relações Étnico-Raciais naEscola”. Las informaciones fueron analizadas e interpretadas, teniendo, como basamento teórico, el campo multidisciplinar, lo cual comprende la relación crítica entre cultura, conocimiento y poder. Para comprender el fenómeno estudiado, se tuvo como base Silva (2017); Bardin (1997); Freire (1983; 1987; 2000; 2011), Candau (2010), entre otros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória - ensinopt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subjectHistoria - enseñanzapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectFormación ciudadanapt_BR
dc.titleA importância do ensino de história da África para formação cidadã em uma escola no município de Arroio Grande/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Everton Ferrer de-
dc.contributor.referee2Lima, Kelly Souza de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo discutir questões relacionadas à inserção do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, ressaltando a importância e a necessidade da inclusão da temática em sala de aula, alertando sobre a sua importância para a formação cidadã. A motivação para a elaboração dessa pesquisa deu-se a partir do estágio supervisionado nos anos inicias do Ensino Fundamental, em que constatei que, no plano de estudo do terceiro ano do Ensino Fundamental, nenhuma disciplina curricular trabalhava o estudo da História e da Cultura Afro-Brasileira na escola e também percebi algumas atitudes de preconceito racial entre os alunos durante a observação da prática docente. A pesquisa é de representação social e de natureza qualitativa. O trabalho de campo foi concretizado durante os meses de maio e junho do ano de 2016. Participaram da pesquisa quinze alunos entre nove e treze anos de idade do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Arroio Grande/RS. Para a coleta de dados, realizaram-se observações empíricas e um questionário com os alunos sobre as atividades didático-pedagógicas desenvolvidas durante o Projeto: “A Educação para Relações Étnico-Raciais na Escola”. As informações foram analisadas e interpretadas, tendo, como embasamento teórico, o campo multidisciplinar, o qual compreende a relação crítica entre cultura, conhecimento e poder. Para compreender o fenômeno estudado, teve-se como base Silva (2017); Bardin (1997); Freire (1983; 1987; 2000; 2011), Candau (2010), dentre outros.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Pedagogia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
AndreaPereiraMachado2017.pdfAndrea Pereira Machado 2017335.32 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???