???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2308
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A reprodução dos papéis historicamente atribuídos às mulheres através das condicionalidades do aporte nutricional nos CRAS de São Borja/RS
Autor(es): Santos, Janaina Rosa dos
Primeiro Orientador: Silva, Jocenir de Oliveira
1° Membro da banca: Quadrado, Jaqueline Carvalho
2° Membro da banca: Pessôa, Elisângela Maia
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso possui como tema a mulher e a política de assistência social. A delimitação é relacionada à implementação nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de São Borja no período de 2016 e a reprodução dos papéis historicamente atribuídos às mulheres no cumprimento das condicionalidades do aporte nutricional. Seu objetivo é verificar como a política de assistência social implementada nos CRAS de São Borja contribui com a reprodução dos papéis historicamente atribuídos às mulheres através das condicionalidades do aporte nutricional, a fim de contribuir para o debate sobre os papéis tradicionalmente atribuídos às mulheres e a reprodução das desigualdades de gênero nos espaços de efetivação das políticas públicas, em especial a política de assistência social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, bem como qualitativa e exploratória, norteada pelo método dialético-crítico, utilizando-se de suas categorias centrais para leitura da realidade: totalidade, historicidade e contradição. Em relação às técnicas e instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a entrevista e dois roteiros norteadores, um para a pesquisa de campo e outro para a pesquisa bibliográfica. O trabalho estrutura-se em quatro capítulos que abordam as principais categorias teóricas do estudo: proteção social, política social, seguridade social, assistência social, gênero, patriarcado e feminismo. Considerando o objetivo proposto, verificou-se que o modo como a política de assistência social efetiva-se nos CRAS de São Borja contribui com a reprodução dos papéis historicamente atribuídos às mulheres através das condicionalidades do aporte nutricional, fato que se materializa nos grupos de convivência direcionados somente para as mulheres, tornando os homens invisíveis na assistência social e sobrecarregando as mulheres que possuem jornadas triplas de trabalho produtivo e reprodutivo.
Abstract: El presente trabajo de conclusión de curso tiene como tema la mujer y la asistencia social. La delimitación se relaciona con la política de asistencia social implementada en los Centros de Referencia de Asistencia Social (CRAS) en el municipio de São Borja en el período de 2016 y la reproducción de los papeles históricamente atribuidos a las mujeres en el cumplimiento de las condicionalidades del aporte nutricional. Su objetivo es verificar cómo la política de asistencia social implementada en los CRAS de San Borja contribuye con la reproducción de los papeles históricamente atribuidos a las mujeres a través de las condicionalidades del aporte nutricional, a fin de contribuir al debate sobre los papeles tradicionalmente atribuidos a las mujeres y la reproducción De las desigualdades de género en los espacios de efectivación de las políticas públicas, en especial la política de asistencia social. Se trata de una investigación bibliográfica y de campo, así como cualitativa y exploratoria, orientada por el método dialéctico-crítico, utilizándose de sus categorías centrales para la lectura de la realidad: totalidad, historicidad y contradicción. En cuanto a las técnicas e instrumentos de recolección de datos, se utilizó la técnica de la entrevista y dos guías orientadores, uno para la investigación de campo y otro para la investigación bibliográfica. El trabajo se estructura en cuatro capítulos que abordan las principales categorías teóricas del estudio: protección social, política social, seguridad social, asistencia social, género, patriarcado y feminismo. Considerando el objetivo propuesto, se verificó que la forma como la política de asistencia social se efectúa en los CRAS de San Borja contribuye con la reproducción de los papeles históricamente atribuidos a las mujeres a través de las condicionalidades del aporte nutricional, hecho que se materializa en los grupos de convivencia Dirigidos solamente a las mujeres, haciendo invisibles a los hombres en la asistencia social y sobrecargando a las mujeres que poseen jornadas triples de trabajo productivo y reproductivo.
metadata.dc.subject: Serviço Social
Assistência social
São Borja (RS)
Gênero
Patriarcado
Servicio Social
Asistencia social
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: SANTOS, Janaina Rosa dos. A reprodução dos papéis historicamente atribuídos às mulheres através das condicionalidades do aporte nutricional nos CRAS de São Borja/RS. 106p. 2017. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2308
metadata.dc.date.issued: 6-Jul-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
JANAINA ROSA DOS SANTOS.pdf830.92 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???