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dc.contributor.advisor1Dornelles, Clara Zeni Camargo-
dc.creatorSevero, Daren Chaves-
dc.date.accessioned2018-02-15T12:13:32Z-
dc.date.available2018-02-06-
dc.date.available2018-02-15T12:13:32Z-
dc.date.issued2012-01-11-
dc.identifier.citationSEVERO, Daren Chaves. As orientações para o ensino de gramática apresentadas no documento lições do Rio Grande e a sua relação com as práticas inovadoras realizadas em sala de aula. 34p. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2271-
dc.description.abstractThe objective of this Project was to identify the contributions of the document Lições do Rio Grande (2009) to the realization of innovative practices in teaching grammar. Therefore, a survey has made with a Portuguese teacher of a basic education in Bagé (RS). The intention of this search has gone to analyzed the practice of this teacher and to know what he thinks about this official discourse. So, this project has realized in two steps. The first part of it has analyzed one Portuguese class, in the second part has made an interview with the teacher. The ethnographic method has chosen to formulation of this survey (VIANNA, 2007), because it is appropriate to the research in applied linguistics. Instruments like filming and recording audio have used to do this survey. The theoretical framework of this research were the studies about innovative in teaching grammar realized by Dornelles (2008), Aparício (2006) and Mendonça (2006); the studies about linguistic analysis, realized by Geraldi (1984); the studies about the teacher’s work by Souza-e-Silva (2004); besides the use of the Lições do Rio Grande (2009) document itself. The preliminary result of this survey shows that the orientation of Lições do Rio Grande (2009) document can be made, however the teacher must have autonomy to work and his school community has to provide the necessary support for him.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectLições do Rio Grandept_BR
dc.titleAs orientações para o ensino de gramática apresentadas no documento lições do Rio Grande e a sua relação com as práticas inovadoras realizadas em sala de aula.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Carolina-
dc.contributor.referee3Irala, Valesca Brasil-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste projeto teve o intuito de identificar quais têm sido as contribuições e influências geradas pelo documento Lições do Rio Grande (2009) para a realização de práticas inovadoras, relativas ao ensino de gramática em sala de aula. Assim, o objetivo foi analisar a prática de um professor de língua portuguesa, da educação básica, da rede pública do município de Bagé (RS), bem como proporcionar a ele a oportunidade de manifestar-se acerca desse discurso oficial. Dessa forma, este projeto foi realizado em duas etapas, que foram análise de aula e entrevista. O método etnográfico de pesquisa (VIANNA, 2007), foi o adotado para a realização deste projeto, pois visa à inserção, familiarização e incorporação do observador no ambiente do indivíduo observado. Assim, para a realização da pesquisa foram utilizados instrumentos como filmagens e gravação de áudio. O referencial teórico que subsidiou as discussões dessa pesquisa foram os estudos sobre inovação no ensino de língua (APARÍCIO, 2006; DORNELLES, 2008; MENDONÇA, 2006), sobre análise linguística (GERALDI, 1984), sobre trabalho prescrito e trabalho realizado (SOUZA-E-SILVA, 2004), além do próprio documento Lições do Rio Grande (2009). Os resultados preliminares desta pesquisa indicaram que as propostas apresentadas no documento Lições do Rio Grande (2009) são viáveis e possíveis de serem realizadas pelos professores, desde que esses tenham autonomia para gerir o seu trabalho em sala de aula e apoio e integração da comunidade escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português

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Tcc Daren Severo 2012.pdf930,04 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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