???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2258
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Que dança que não se dança?: Os devaneios voltados para a infância em canções, de Mario Quintana
Autor(es): Silva, Rutiele Patron Alves Branco
Primeiro Orientador: Basgalupp, Taiane Porto
1° Membro da banca: Basgalupp, Taiane Porto
2° Membro da banca: Rêgo, Zíla Pereira
3° Membro da banca: Moreira, Eliege
Resumo: O presente trabalho está norteado a partir da reflexão da temática dos devaneios voltados para a infância na obra Canções (1946), de Mario Quintana. Em tal obra, há forte presença de imagens voltadas à infância, por meio do entrelaçamento de acontecimentos e momentos que evidenciam não somente a memória individual e/ou coletiva, mas também acontecimentos imaginários que adquirem um valor universal na medida em que dialogam com a sublime magia que encanta as recordações pueris e toca o leitor no que há de mais profundo e inocente nas suas experiências (re) inventadas. Nos versos de Quintana, especialmente em Canções, as palavras transmudam-se em imagens que assumem a grandeza dos símbolos. Deixam de ser simples “verbetes de dicionário” para se revestirem de um dinamismo criador de sonho, de ritmo e beleza: de imaginação. E é neste contexto que iremos perceber os devaneios voltados à infância como forma de modificar o presente e (re)inventar um passado (existente) através da poesia. Esta matéria viva que traz em seu bojo o futuro do homem, as respostas, ou pelo menos, os questionamentos que abrem as fontes do ser e da existência humana.
Abstract: Ce travail est guidé de la réflexion à partir du thème des rêveries d’enfance, tiré de l’œuvre « Canções » (1946), de Mario Quintana. Dans ce travail, il y a une présence d’images en étroite relation avec l’enfance par le chevauchement d’événements et de moments qui révèlent, non seulement, la mémoire individuelle et/ou collective, mais aussi d’événements imaginaires qui acquièrent une valeur universelle, dans la mesure où ils interagissent avec la sublime magie qui enchante les puérils souvenirs d’enfance et qui touche le lecteur dans ce qu’il y a de plus profond et d’innocent de ses expériences (ré) inventées. Dans les versets de Quintana, en particulier dans l’œuvre « Canções », les mots se transmutent en images qui assument la grandeur des symboles. Ils cessent d’être de simples « entrées de dictionnaire », pour se revêtir d’une dynamique créatrice de rêve, de rythme et de beauté: d’imagination. C’est dans ce contexte que nous irons percevoir les rêveries axées sur l’enfance comme un moyen de changer le présent et de (re) inventer un passé (existant) à travers la poésie. Cette matière vivante qui apporte avec elle, l’avenir de l’homme, les réponses, ou du moins, les questions qui ouvrent la source de l’être et de l’existence humaine.
metadata.dc.subject: Letras
Mario Quintana
Poesia
Devaneio
Infância
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: SILVA, Rutiele Patron Alves Branco. “Que dança que não se dança?”: Os devaneios voltados para a infância em canções, de Mario Quintana. 61p. 2014 Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras e suas Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2258
metadata.dc.date.issued: 1-Sep-2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Rutiele Branco Silva - TCC 2014.pdf888.86 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???