???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2254
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Sub-representação feminina e financiamento de campanhas: a eleição de 2014 para a assembleia gaúcha
Autor(es): Schmökel, Fernanda
Primeiro Orientador: Colvero, Ronaldo Bernardino
1° Membro da banca: Ceolin, Lisianne Pintos Sabedra
2° Membro da banca: Narvaes, Andréa Becker
Resumo: A representação política de mulheres é uma questão que vem ganhando espaço no mundo todo, com a criação de diversos mecanismos internacionais que procuram aumentar a igualdade entre os gêneros. Apesar dos esforços, essa representação ainda é baixa em diversos países, inclusive o Brasil. Diversas hipóteses sobre as causas dessa sub-representação são apontadas pela literatura, entre elas, o financiamento de campanhas eleitorais desiguais entre homens e mulheres. O objetivo desse trabalho é determinar a importância do financiamento de campanhas para o sucesso eleitoral e analisar a distribuição dos recursos para candidatas e candidatos, a fim de avaliar se as mulheres são prejudicadas na disputa por votos. Procuramos entender o papel do financiamento público e do financiamento privado na candidatura de mulheres, tendo como hipótese que as mulheres são prejudicadas na arrecadação de ambos. Para tal, analisamos o caso da eleição de 2014 para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Utilizando dados do site do TSE, observamos o valor de receita declarado pelos candidatos e candidatas, categorizando-os de acordo com a origem de receita. A partir da análise da literatura pertinente e dos dados coletados, nossa hipótese foi parcialmente comprovada. Concluímos que existe uma correlação entre quantidade de recursos arrecadados e número de votos recebidos. Além disso, as mulheres são prejudicadas na arrecadação desses recursos, obtendo um sub-financiamento expressivo, principalmente no financiamento privado. Entretanto, existe um super-faturamento na distribuição do fundo partidário para as candidaturas femininas na eleição gaúcha de 2014. Porém, essa categoria não possui expressividade no produto final de arrecadação, o que leva, no quadro geral, ao subfinanciamento de candidaturas de mulheres, prejudicando suas chances de sucesso eleitoral.
Abstract: Political representation of women is a global issue, with a number of mechanisms that seek to increase gender equality. Despite efforts, this representation is still low in several countries, including Brazil. Several hypotheses about the causes of this underrepresentation are pointed out in the literature, among them, the financing of unequal electoral campaigns between men and women. The purpose of this paper is to determine the importance of financing campaigns for electoral success and to analyze the distribution of resources to candidates and candidates, in order to assess how women are disadvantaged in the vote race. We try to understand the role of public financing and private financing in the candidacy of women, with the hypothesis that women are disadvantaged in the collection of both. To that end, we analyzed the case of the 2014 election for a Legislative Assembly in Rio Grande do Sul. Using data from the TSE website, we observed the amount of revenue declared by the candidates, categorizing them according to revenue source. From the analysis of the pertinent literature and the data collected, our hypothesis was partially proven. We conclude that there is a correlation between the amount of funds raised and the number of votes received. In addition, women are disadvantaged in the collection of resources, obtaining significant under-financing, mainly not private financing. However, there is a over-billing in the distribution of the party fund for female candidates in the 2014 Rio Grande do Sul election. However, this category does not have expressiveness in the final product of collection, which leads, not generally, to underfunding women candidates, harming their chances of electoral success.
metadata.dc.subject: Eleições
Assembleia Gaúcha
Financiamento de campanhas
Representação feminina
Rio Grande do Sul
Igualdade de gênero
Política
Mulheres na política
Campanha eleitoral
Elections
Funding campaigns
Female Representation
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: SCHMÖKEL, Fernanda. Sub-representação feminina e financiamento de campanhas: a eleição de 2014 para a assembleia gaúcha. 57p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2254
metadata.dc.date.issued: 7-Dec-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciência Política

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Fernanda Schmokel.pdf891.88 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???