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dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone Barros de-
dc.creatorCastro, Veronica-
dc.date.accessioned2018-02-09T14:15:08Z-
dc.date.available2018-02-09T14:15:08Z-
dc.date.issued2016-12-07-
dc.identifier.citationCASTRO, Veronica. Trabalho do serviço social na educação básica brasileira: contribuições necessárias. 72p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2245-
dc.description.abstractThe present Course Work in Social Work has as its main objective the analysis of how the work of Social Work is constituted in the basic education in Brazil so the importance of the insertion of Social Work in schools can be discussed, aiming to contribute to the strengthening of the professional category in the occupational space. This study, constructed under the historical and dialectical materialistic method consists in a documental and bibliographical research having as base the official documents from representative institutions of the professional category. In this sense, by the analysis of the information gathered from these documents, it’s emphasized the importance of the insertion of Social Work professionals inside the school, given their critical and investigative capacity of intervening in the social reality. It is also presented in this work discussions in a reflective and propositional manner regarding the making of strategies to face the many expressions of social issues in the scope of the Brazilian basic education. Conclusions indicate this insertion of the Social Work is only slightly deep at the same time that there is a high demand of insertion of Social Work in the Basic Education and so, going from the educational scenario defended by Social Work, a citizen-driven education presents itself as a model of education, for it values a critical education whose guiding principles govern the democracy, the respect towards differences and freedom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducação cidadãpt_BR
dc.subjectTrabalho profissionalpt_BR
dc.subjectSocial workpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectCitizen-driven educationpt_BR
dc.titleTrabalho do serviço social na educação básica brasileira: contribuições necessárias.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9475517887680346pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6087608900823784pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672432445245125pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1697544939230109pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social tem como objetivo analisar como se constitui o trabalho do Serviço Social na educação básica brasileira, a fim de problematizar a importância da inserção do Serviço Social nas escolas, com vistas a contribuir para o fortalecimento da categoria profissional nesse espaço sócio ocupacional. Esse estudo, realizado à luz do método materialista histórico e dialético, consiste em uma pesquisa documental e bibliográfica tendo como base os documentos oficiais dos órgãos representativos da categoria profissional. Neste sentido, por meio da análise das informações oriundas dos documentos, ressalta-se a importância da inserção de profissionais do Serviço Social na escola, em razão da sua capacidade crítica e investigativa de intervir na realidade social. Apresenta também discussões de forma reflexiva e propositiva a respeito da construção de estratégias para o enfrentamento das expressões da questão social na esfera da educação básica brasileira. As conclusões apontam que esta área de inserção do Serviço Social é pouco aprofunda, ao mesmo tempo em que há uma grande demanda da inserção do Serviço Social na educação básica, e que, a partir do cenário educacional defendido pelo Serviço Social, a educação cidadã apresenta-se como modelo de educação, pois valoriza uma educação crítica, cujos princípios norteadores regem a democracia, respeito às diferenças e a liberdade.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

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