???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1998
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Flores, Silvia Amélia Mendonça-
dc.creatorAcosta, Christhian Dyon Krug-
dc.date.accessioned2017-10-09T12:24:41Z-
dc.date.available2017-08-04-
dc.date.available2017-10-09T12:24:41Z-
dc.date.issued2016-12-13-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1998-
dc.description.abstractThe study approaches the theme Financial Education, trying to identify how has evolved such subject in the Brazilian academic scenario. The relevance of the research is evidenced when the economic context of the population is observed, where a constant increase in the degree of indebtedness of the families in the country is occurring. Concerned with the high level of indebtedness of the population, Decree No. 7,397, of December 22, 2010, was established, which establishes the National Financial Education Strategy (ENEF). For that, the articles published at the annual Seminar on Administration (SemeAd) held by the Faculty of Economics, Administration and Accounting of the University of São Paulo (FEAUSP) were used as a research base. We found 275 articles published in the event that corresponded to the keywords searched, of this total only 23 are related to the subject searched. The Federal University of Santa Maria was the most representative teaching institution in SemeAd during the study period, 2011 to 2015. The author with the highest number of publications is Kelmara Mendes Vieira, with 4 articles published in the period. Note that there is a network of contacts and collaboration between authors, since most articles are composed of more than one author and different educational institutions. A descriptive, quantitative and bibliometric survey was performed, with interpretation of the data collected. In addition, the profile of the researches carried out seeking to know the methods adopted and the form of research carried out in the field of financial education was also observed, in order to identify the profile of the published studies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectBibliometricspt_BR
dc.titleEducação financeira: uma análise bibliométrica no período de 2011 a 2015pt_BR
dc.title.alternativeFinancial education: a bibliometric analysis in the period from 2011 to 2015pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Roncato, Patricia Eveline dos Santos-
dc.contributor.referee2Ramos, Thadeu José Francisco-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO estudo aborda o tema Educação Financeira, buscando identificar como tem evoluído tal assunto no cenário acadêmico brasileiro. A relevância da pesquisa evidencia-se quando se observa o contexto econômico da população, onde está ocorrendo um aumento constante no grau de endividamento das famílias no país. Preocupado com o elevado grau de endividamento da população, foi criado o Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010, que estabelece a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Para tanto se usou como base de pesquisa os artigos publicados no encontro anual denominado Seminários em Administração (SemeAd) realizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP). Foram encontrados 275 artigos publicados no evento que corresponderam às palavras-chave pesquisadas, deste total apenas 23 estão relacionados ao assunto pesquisado. A Universidade Federal de Santa Maria foi a instituição de ensino com maior representatividade no SemeAd durante o período pesquisado, 2011 a 2015. A autora com maior número de publicações é Kelmara Mendes Vieira, com 4 artigos publicados no período. Nota-se que existe uma rede de contatos e de colaboração entre os autores, já que a maioria dos artigos é composta por mais de um autor e de diferentes instituições de ensino. Foi feita uma pesquisa descritiva, quantitativa e bibliométrica, com interpretação dos dados coletados. Além disso, observou-se o perfil das pesquisas realizadas buscando conhecer os métodos adotados e a forma de realização das pesquisas executadas em âmbito da educação financeira, também foram interpretados os resultados, a fim de identificar o perfil dos estudos publicadospt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
EDUCAÇÃO FINANCEIRA UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NO PERÍODO DE 2011 A 2015 - CHRISTHIAN DYON KRUG A2.pdf608.54 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???