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dc.contributor.advisor1Bender, Vitor Cristiano-
dc.creatorLucatel, Cleiton-
dc.date.accessioned2017-09-28T19:38:56Z-
dc.date.available2017-09-28T19:38:56Z-
dc.date.issued2017-06-28-
dc.identifier.citationLUCATEL, Cleiton. Eficientização energética em climatizadores de ar utilizando partida suave na comutação do compressor e desligamentos pré-programados. 64p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1936-
dc.description.abstractThis paper presents a proposal to improve energy efficiency in air conditioners Split model. For the accomplishment of the work was adopted a methodology based on theoretical and study and experimental analyzes with apparatus Splits to understand its operation. From these data an electronic circuit was developed that feeds a control circuit, and power, usually referenced as prototype. The prototype, when powered, turns on the compressor through a rising voltage ramp for 4 seconds, a by-pass relay is activated and the compressor motor is kept on for 7 minutes, after which time the by-pass relay is turned off and a voltage da mpening ramp is imposed on the motor until it stops. The motor remains off for a time of 3 minutes, times that are repeated until the ambient reaches desired temperature programmed by the user or the relay of the original Split system turns off the compressor. Tests comparing the original system and the prototype showed that the installation of the prototype provides better thermal exchange capacity, especially when it is used the environment cooling option. The relative humidity (RH) of the air does not fall as fast in the system with the prototype, but this is a positive aspect for the studied environment, providing better thermal comfort, besides preventing possible problems due to the low humidity of the air. During the tests with and without the prototype installed, the problems of the direct drive of the compressor in the departure, referring to sags of voltage and peaks of electrical current were shown, problem also found during the shutdown of the compressor using the prototype, being unnecessary and even damaging the ramp-off process. In short, the proposed system presented the capacity to reduce electric energy consumption by 27.5%, optimizing the use of the air conditioner and reducing the effects of interference caused by the disturbances of the electric network from the direct drive.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectAr condicionadopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectProtótipopt_BR
dc.subjectElectrical engineeringpt_BR
dc.subjectAir conditioningpt_BR
dc.subjectEconomypt_BR
dc.subjectEnergy efficiencypt_BR
dc.subjectPrototypept_BR
dc.titleEficientização energética em climatizadores de ar utilizando partida suave na comutação do compressor e desligamentos pré-programadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta para melhorar a eficiência energética em aparelhos de ar condicionado modelo Split. Para realização do trabalho foi adotada uma metodologia baseada em estudo teórico e análises experimentais com aparelhos Splits para entender seu funcionamento. A partir destes dados foi desenvolvido um circuito eletrônico que alimenta um circuito de controle, e de potência, normalmente referenciado como protótipo. O protótipo quando alimentado liga o compressor através de uma rampa crescente de tensão por 4 segundos, um relé de by-pass é acionado e o motor do compressor é mantido ligado por 7 minutos, após este tempo o relé de by-pass é desligado e uma rampa de decrescimento de tensão é imposta ao motor até que ele pare. O motor permanece desligado por um tempo de 3 minutos, estes tempos se repetem até o ambiente atingir a temperatura desejada programada pelo usuário ou o relé do sistema original do Split desligar o compressor. Ensaios comparando o sistema original e com o protótipo mostraram que instalação do protótipo proporciona uma melhor capacidade de troca térmica, principalmente quando usado a opção de resfriamento do ambiente. A umidade relativa (UR) do ar não decai tão rapidamente no sistema com o protótipo, porém este é um aspecto positivo para o ambiente estudado, proporcionando melhor conforto térmico, além de prevenir possíveis problemas decorrentes da baixa umidade do ar. Durante os testes com e sem o protótipo instalado, foram mostrados os problemas do acionamento direto do compressor na partida, referentes a afundamentos de tensão e picos de corrente elétrica, problema também encontrado durante o desligamento do compressor usando o protótipo, sendo desnecessário e inclusive prejudicial o processo de desligamento por rampa. Em suma, o sistema proposto apresentou a capacidade de reduzir em 27,5% o consumo de energia elétrica, otimizando o uso do condicionador de ar e reduzindo os efeitos de interferência causados pelos distúrbios da rede elétrica oriundos do acionamento direto.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Elétrica

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