???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1704
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Guidotti, Charles dos Santos-
dc.creatorRuviaro, Camila Thomazi-
dc.date.accessioned2017-06-19T17:23:33Z-
dc.date.available2017-06-19T17:23:33Z-
dc.date.issued2017-06-17-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1704-
dc.description.abstractThis research aims to investigate what is the focus being given to physics education in science textbooks in 4th year of elementary school, emphasis on scientific literacy, contextualization and interdisciplinarity. For the teaching of physics in the early years of elementary school to be effective, we believe we should discuss and problematize how and what has been taught at this student's formative stage. In order to realize it, we will investigate the textbooks, once they are teaching tools used widely by educators on this school level. The purpose of this research is identifying how the physics contents have been presented in science textbooks of 4th year of elementary school, whether they are providing contextualization and interdisciplinarity.en
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectScience of natureen
dc.titleA inserção da física nos livros didáticos de ciências do 4º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.co-advisorSpohr, Carla Beatriz-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca investigar qual o enfoque que está sendo dado ao ensino de Física nos livros didáticos de ciências do 4º ano do Ensino Fundamental, dando ênfase na alfabetização científica, contextualização e interdisciplinaridade. Para que o ensino de Física nos anos iniciais do ensino fundamental seja efetivo, acreditamos que devemos discutir e problematizar o que está, e, como está sendo ensinado nesta etapa formativa do educando. Para isso, investigaremos os livros didáticos, visto que, esses ainda são ferramentas didáticas muito usadas pelos educadores deste nível de escolarização. O objetivo geral desta pesquisa consiste em identificar como os conteúdos de Física estão sendo apresentados nos livros didáticos de Ciências do 4º ano do Ensino Fundamental, se estão proporcionando a contextualização e interdisciplinaridade.-
dc.subject.keywordCiências da Naturezapt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CAMILA RUVIARO.pdf838.77 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons