???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1509
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pinton, Simone-
dc.creatorMüller, Tiane Pereira-
dc.date.accessioned2017-05-25T18:02:59Z-
dc.date.available2017-05-25T18:02:59Z-
dc.date.issued2015-07-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1509-
dc.description.abstractCurrently you can see much more frequent the presence of students with visual impairment in schools, a right that was guaranteed due to the various public policies in favor of these subjects. With the inclusion of these students in school, it is important that teachers are prepared not only to receive them, but also to conduct a tailored and differentiated work in order to explore the potential of these students and make sure they can achieve the same degree of use of other students and so really feel included. To learn how to accomplish this include work in Chemistry Education was made a literature review on the said topic in order to highlight adapted teaching materials and also activities aimed at these students, inclusion and accessibility in schools and teacher training . Through this exploratory study, we sought to know the material available to so assist teachers in conducting inclusive science education. Was chosen this theme because of the need to seek different methods of teaching in order to provide the inclusion of students with visual impairment in the school environment and in order to integrate them in society in a critical and participatory manner.en
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEnsino adaptadopt_BR
dc.subjectScience of natureen
dc.subjectChemistryen
dc.subjectVisually impaireden
dc.subjectAdapted teachingen
dc.titleO ensino da química para alunos com deficiência visual: linguagens e métodos adaptados para a inclusão e integração escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dcterms.titleThe teaching of chemistry for students with visual impairment: languages ​​and methods adapted for inclusion and school integrationen
dc.description.resumoAtualmente percebe-se muito mais frequente a presença de alunos com deficiência visual no âmbito escolar, direito este que foi garantido devido às diversas políticas públicas em favor destes sujeitos. Com a inclusão destes alunos na escola, é preciso que os professores estejam preparados não só para recebê-los, mas também para realizar um trabalho adaptado e diferenciado a fim de explorar as potencialidades destes alunos e fazer com que eles possam atingir o mesmo grau de aproveitamento dos demais alunos e assim realmente se sentirem incluídos. Para conhecer como se realiza este trabalho de inclusão no Ensino da Química foi feita uma revisão literária sobre o referido tema com o objetivo de evidenciar materiais didáticos adaptados e também atividades direcionadas à estes alunos, inclusão e acessibilidade nas escolas, bem como a formação dos professores. Através deste estudo exploratório buscou-se também conhecer o material disponível para assim auxiliar os professores na condução da educação científica inclusiva. Escolheu-se este tema devido à necessidade de buscar métodos diferenciados de ensino a fim de proporcionar a inclusão destes alunos com deficiência visual no ambiente escolar e de modo a integrá-los na sociedade de maneira crítica e participativa.-
dc.subject.keywordEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino de químicapt_BR
dc.subject.keywordQuímicapt_BR
dc.rights.licenceAcesso Abertopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências da Natureza

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Tiane Muller.pdf443.15 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons