???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1462
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Avaliações em larga escala: impactos na escola e nas práticas docentes.
Autor(es): Souza, Silvia Rozane de Souza
Primeiro Orientador: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
Resumo: O Relatório Crítico Reflexivo aqui apresentado é um dos requisitos básicos e obrigatórios para a obtenção do titulo de mestre do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa – Jaguarão/RS. O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Pereira Vargas, no município de Jaguarão/RS através de ações interventivas e teve como objetivo propor reflexões sobre os instrumentos avaliativos externos e em larga escala aplicados na escola: Provinha Brasil e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Foi realizado um diagnóstico inicial através de entrevistas semiestruturadas embasadas por Bogdan e Biklen (1994) como forma de saber o que as professoras que atuam nos anos iniciais de alfabetização conhecem sobre as avaliações externas em larga escala aplicadas na escola: Provinha Brasil e ANA. Com base nas análises, realizadas através dos pressupostos da análise de conteúdo de Triviños (2010) foi elaborado um planejamento de ações interventivas, sendo assim o projeto de intervenção foi constituído do planejamento, da execução e da avaliação de ações. As ações foram realizadas através de encontros em forma de Rodas de Conversa com a participação das professoras da pré-escola e do Ensino Fundamental I, da supervisora escolar e da orientadora escolar. Nesses encontros foram discutidas temáticas previamente planejadas que propiciaram a reflexões e discussões em torno das avaliações externas em larga escala Provinha Brasil e ANA e dos níveis de aprendizagem. Noreferencial teórico metodológico foram utilizados os estudosde Markoni e Lakatos para dar embasamento à coleta de dados em forma de questionário com os participantes da intervenção e os estudos de Lüdke e André (1986) para dar embasamento a análise documental realizada em documentos da escola e da Secretaria Municipal de Educação e Desporto. Os estudos de Warschauer (1993, 2001) foram utilizados para orientar as Rodas de Conversa. Para avaliar os registros dessas Rodas foram utilizadosportfólios pelas participantes (Ambrósio, 2013) e diário pela pesquisadora (Bogdam e Biklen, 1994) e para análise do que foi discutido foram utilizados também os fundamentos de Triviños (2010).O Relatório foi concluído com a perspectiva propositiva de continuarem a acontecer na escola momentos de reflexões e discussões a cerca de temas relacionados à educação e de interesse da comunidade escolar.
Abstract: This report is about a research developed at theEscola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Pereira Vargas, Jaguarão /RS, throughout interventions aiming reflections about the external evaluation, like Provinha Brasil e Avaliação Nacional da Alfabetização, applied in this school. The research was based on a semistructured interview by Bogdan e Biklen (1994). After the analysis, through the content presupposition by Triviños (2010), strategic plannings were scheduled to be applied in a form of meetings with pre-schooling teachers, supervisors and school advisor to discuss about the external evaluation. About the theoretical background it was used Markoni e Lakatos (for data collecting); Lüdke and André (1986) (for documental analysis); Warschauer (1993,2001) (for guiding the meeting); Ambrósio (2013), Bogdan and Biklen (1994) and Triviños (2010) (for meeting analysis). In summary, it was decided to continue to have meetings in order to reflect and discuss about themes related to education and to community.
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1462
metadata.dc.date.issued: Aug-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
RELATÓRIO CRÍTICO- REFLEXIVO SILVIA ROZANE DE SOUZA AVILA DE SOUZA.pdfRelatório Crítico Reflexivo Silvia Rozane de Souza Avila de Souza1.85 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons