???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1271
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Ações empreendedoras do governo municipal de Sant’ana do Livramento na comunidade remanescente de quilombo do Ibicui D’armada
Autor(es): Madrid, Rosemeri da Silva
Primeiro Orientador: Adão, Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira
Resumo: Esta pesquisa focalizou a comunidade remanescente de Quilombo do Ibicui d’Armada, localizada no Distrito do Ibicui d’Armada, àrea rural do município de Sant’Ana do Livramento e teve como objetivos, verificar como se constitui o perfil sócio econômico daquela comunidade, bem como identificar a cultura empreendedora lá presente e conhecer quais as ações, programas e projetos do Governo Municipal santanense capazes de alavancar o desenvolvimento dos quilombolas. Através do método etnográfico aliado à observação participante e de entrevistas, diário de campo e registro fotográfico, bem como com a ida a campo nos meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014, quando visitou-se 24 das 31 famílias pertencentes à comunidade remanescente de quilombo, estabelecendo uma conexão com essas famílias através do compartilhamento do cotidiano, dos depoimentos lá narrados e pela vivência de cada morador rural. Os resultados evidenciam o orgulho dos quilombolas com suas origens, apresentam os avanços conquistados através de apoio institucional, na esfera estadual e federal e ainda a escassez de apoio da Prefeitura Municipal no estabelecimento de ações empreendedoras que desenvolvam o potencial organizacional daquelas famílias
Abstract: Esta pesquiza se focalizó em una comunidad remaniciente de quilombo de Ibicui d’Armada, localizada en el distrito de Ibicui d’Armada, em el area rural del municipio de Sant’Ana do Livramento y tubo como objetivos, comprobar como se constituye el perfil socio económico de esa comunidad, así como, identificar la cultura emprendedora allá existente y conocer cuales seriam las acciones, programas y projectos del gobierno municipal santanense, capaces de llevar adelante el desarrollo de los quilombolas. Mediante el método etnográfico, juntamenta e observaciones y entrevistas, diario de campo y registro fotográfico, asi como, ir al lugar en los meses de diciembre de 2013 e enero de 2014, cuando se hicieron las visitas a 24 familias pertenecientes a esa comunidad remaneciente del quilombo, estabeleciendo-se una conexioncom esas familias atraves de compartir el dia a dia con ellas, de los testimonios allá narrados y por la vivencia de cada habitante rural. Los resultados evidenciam el orgullo de los quilombolas por sus orígenes, presentan los avances conquistados através del apoyo institucional, en la esfera estadual y federal, asi como, el poco apoyo de la Prefeitura Municipal en el estabelecimiento de acciones empreendedoras que puedan desarrollar el potencial organizacional de aquellas familias.
metadata.dc.subject: Gestión pública - Brasil - Rio Grande do Sul - Santana do Livramento
Emprendimiento social
Cultura de la organización
Acción afirmativa
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.identifier.citation: MADRID, Rosemeri da Silva. Ações empreendedoras do governo municipal de Sant’ana do Livramento na comunidade remanescente de quilombo do Ibicui D’armada . Santana do Livramento: Unipampa, 2014.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1271
metadata.dc.date.issued: 2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Rosemeri da Silva Madrid. Ações empreendedoras do governo municipal de Sant’ana do Livramento na comunidade remanescente de quilombo do Ibicui D’armada..pdf529.03 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons