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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A inserção de noções jurídicas no ensino médio como fator de contribuição para a formação cidadã
Autor(es): Areba, Arieli Moraes
Primeiro Orientador: Benetti, Rodrigo Alexandre
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral contribuir através de estudos em relação à discussão doutrinária sobre a proposta de inserção de noções jurídicas no currículo escolar para discentes do Ensino Médio da rede pública estadual, de forma a proporcionar uma formação cidadã. De forma geral, este trabalho demonstrou que o ensino do Direito contribui para a formação cidadã. Para tanto, foi analisado o processo histórico da construção da ideia de cidadania e, diante do arcabouço jurídico, constatou-se que o ensino destas noções vem ao encontro do que preconiza os princípios basilares previstos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A pesquisa corrobora com o entendimento de que o momento mais favorável para esta inserção é na fase do Ensino médio, permitindo que, a partir das considerações apontadas, fosse ensaiadas sugestões acerca dos possíveis assuntos a serem ministrados por critério de relevância. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa e tendo por método pesquisa bibliográfica, através da coleta de dados secundários que serão analisados por meio de dedução. Por envolver intersecções entre conhecimentos tradicionalmente dogmatizados em ramos, a saber, pedagogia e direito, as implicações encontradas foram bibliográficas, tendo em vista a escassa produção acadêmica sobre a conjunção proposta no tema problema
Abstract: El presente artículo tiene como objetivo general contribuir a través de estudios en relación a la discusión doctrinaria sobre la propuesta de inserción de materias jurídicas en el currículo escolar para discentes de la Enseñanza Secundaria de la red pública provincial, de forma a proporcionar una formación ciudadana. En general, este estudio demostró que la enseñanza del derecho contribuye a la educación ciudadana.Para ello, analizamos el proceso histórico de construcción de la idea de la ciudadanía y, en el marco legal, se encontró que la enseñanza de estos conceptos se vuelve a lo que aboga por los principios básicos establecidos en la Constitución y en la Ley de Directrices y Bases educación. La investigación confirma el entendimiento de que el momento más favorable para esta integración es la etapa de la escuela secundaria, que permite, a partir de las consideraciones señaladas, se probaron sugerencias sobre posibles temas a ser enseñadas por criterios de relevancia. Se trata de una pesquisa calificativa y teniendo por método pesquisa bibliográfica, a través de la colecta de datos secundarios que serán analizados por medio de deducción. Por involucrar intersecciones entre conocimientos tradicionalmente dogmatizados en áreas, a saber, pedagogía y derecho, las implicaciones encontradas fueron bibliográficas, teniendo en vista la escasa producción académica sobre conjunción propuesta en el tema problema.
metadata.dc.subject: Gestión pública: Brasil
Ciudadanía
Educación legal: escuela secundaria
Derecha: fundamentos para la escuela
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.identifier.citation: AREBA, Arieli Moraes. A inserção de noções jurídicas no ensino médio como fator de contribuição para a formação cidadã. Santana do Livramento: Unipampa, 2014.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1215
metadata.dc.date.issued: 2014
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