???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1099
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Dinâmica das exportações de carne bovina do Brasil e Uruguai: uma análise comparativa
Autor(es): Moraes, Mariana Regina Espalter de
Primeiro Orientador: Viana, João Garibaldi Almeida
Resumo: O Brasil desde sua colonização é um importante produtor de carne bovina por possuir vantagens nesse setor, com grandes extensões de terra e clima favorável para criação. O Brasil é um dos principais países exportadores de carne bovina no mundo, juntamente com o Uruguai, país vizinho com grandes potenciais na produção do setor bovino e por isso um dos maiores concorrentes do Brasil. Devido à importância do setor bovino em ambos os países, o trabalho tem por objetivo analisar a evolução das exportações de carne bovina do Brasil e Uruguai ao longo do período de 2001-2013, verificando o volume e preço das exportações ao decorrer do período. A análise estatística seguiu o Método Clássico Multiplicativo de Séries Temporais. Evidenciou-se uma tendência ascendente do volume total exportado de carne bovina, tanto para o Brasil quanto para o Uruguai. Da mesma forma, os preços apresentaram-se crescentes, porém, o preço da carne bovina exportada pelo Uruguai apresentou um crescimento anual de 11,28%, mais elevado que o Brasil com um crescimento de 9,96% ao ano. Quanto aos tipos de carne brasileira exportada, constatou-se que a carne congelada apresentou maior crescimento do volume em relação à carne resfriada. O preço da carne congelada mostrou maior crescimento anual em relação ao tipo de carne resfriada, 11,16% e 9,48%, respectivamente, entretanto, o preço da carne resfriada é mais elevado que o preço da carne congelada devido a questões de tratamento, validade e transporte do produto. Ambos os países apresentaram exportações sazonais, havendo uma expansão no período de safra e retração do volume no período de entressafra. Em uma análise de longo prazo, constatou-se que os ciclos de exportação não são bem determinados, impossibilitando traçar padrões futuros.
metadata.dc.subject: Livestock
Economy: Brazil
Cattle farming
Agricultural economy
Exports
Uruguay
International economy
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.identifier.citation: MORAES, Mariana Regina Espalter de. Dinâmica das exportações de carne bovina do Brasil e Uruguai: uma análise comparativa. Santana do Livramento: Unipampa, 2014.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1099
metadata.dc.date.issued: 18-Mar-2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciências Econômicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Moraes, Mariana Regina Espalter de. Dinâmica das exportações de carne bovina do Brasil e Uruguai uma análise comparativa.pdf528.89 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons