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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Participação de alunos do ensino fundamental nas aulas de matemática na perspectiva dos cenários para investigação
Autor(es): Amaral, Charles Eduardo da Cruz do
Primeiro Orientador: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
1° Membro da banca: Pozzobon, Marta Cristina Cezar
2° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
3° Membro da banca: Bianchi, Paula
4° Membro da banca: Silva, João Alberto da
Resumo: Este Relatório Critico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa aplicada na área da Matemática, com um viés de intervenção pedagógica. Propõe-se como questão investigativa: Como as ações matemáticas na perspectiva dos cenários para investigação produzem a participação dos alunos do 6º ano de uma escola municipal de Jaguarão/RS? E o objetivo geral: problematizar e analisar ações de ensino de Matemática envolvendo os cenários para investigação em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Jaguarão/RS. Realizou-se a pesquisa com uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental, composta por 21 alunos, com idade entre 11 e 16 anos. Desenvolveu-se, no total, cinco encontros com a turma. Os dados foram coletados com o uso do diário de campo e complementados pelas filmagens, que foram transcritas e, juntamente, com as fotos, foram analisadas. Os referenciais teóricos seguem as discussões sobre paradigmas do exercício, dos cenários para a investigação, proposto por Skovsmose (2001, 2008, 2010) e Arlo e Skovsmose (2010), também os conceitos de participação e dialogo, de Freire (1987, 1996). As análises apontam os cenários para investigação como um caminho para proposição das aulas de Matemática, levando os alunos a vivenciarem, a se envolverem, a resolverem, na perspectiva da colaboração investigativa, da participação e do diálogo. A participação pelo prisma do diálogo, permitenos pontuar que a cooperação se apresenta como uma possibilidade de interação entre professor e aluno e entre alunos, como modo de comunicação. Os resultados mostram que ao analisar as ações da intervenção na ótica da participação dos alunos, alicerçada pela perspectiva do diálogo, pode ser uma forma de superação do ensino da Matemática de modo tradicional, possibilitando que os alunos se interessem pelo componente curricular e produzam significados aos conceitos trabalhados em sala de aula.
en: Este informe crítico-reflexivo es el resultado de una investigación aplicada en el área de las matemáticas, con un sesgo de intervención pedagógica. Se propone a partir de la siguiente pregunta de investigación: ¿Cómo las acciones matemáticas desde la perspectiva de los escenarios de investigación producen la participación de estudiantes de sexto grado en una escuela municipal en Jaguarão/RS? Y el objetivo general: problematizar y analizar acciones en la enseñanza de las Matemáticas que involucran los escenarios para la investigación en una clase de 6to grado de primaria en una escuela de la red de educación municipal de Jaguarão/RS. La investigación se realizó con una clase de sexto año de primaria, compuesta por 21 estudiantes, con edades comprendidas entre 11 y 16 años. Se desarrolló en cinco reuniones con la clase. Los datos fueron obtenidos utilizando el diario de campo, complementado con el material de archivo que se transcribió y se analizaron junto con las fotos. Los marcos teóricos siguen las discusiones sobre paradigmas de ejercicio, los escenarios de investigación, propuestos por Skovsmose (2001, 2008, 2010) y Arlo y Skovsmose (2010), también los conceptos de participación y diálogo, por Freire (1987, 1996). Los análisis señalan los escenarios para la investigación como una forma de proponer clases de matemáticas, lo que lleva a los estudiantes a experimentar, involucrarse, resolver, en la perspectiva de la colaboración investigativa, la participación y el diálogo. La participación a través del prisma del diálogo nos permite señalar que la cooperación se presenta como una posibilidad de interacción entre el profesor y el alumno y entre los alumnos, como un medio de comunicación. Los resultados muestran que cuando se analizan las acciones de intervención desde la perspectiva de la participación de los estudiantes, desde la perspectiva del diálogo, puede ser una forma de superar la enseñanza de las Matemáticas de una manera tradicional, permitiendo a los estudiantes interesarse en el componente curricular y producir significados para los estudiantes. conceptos trabajados en el aula.
metadata.dc.subject: Educação Matemática
Cenários para Investigação
Diálogo
Participação
Educación matemática
Escenarios de investigación
Diálogo
Participación
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: AMARAL, Charles Eduardo da Cruz do. Participação de alunos do ensino fundamental nas aulas de matemática na perspectiva dos cenários para investigação. 111p. 2020. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
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metadata.dc.date.issued: 22-May-2020
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