Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4756
metadata.dc.type: Dissertação
Title: (Re)encontros que tramam existências: educação comunitária e educação formal no assentamento conquista da fronteira (Hulha Negra, RS)
metadata.dc.creator: Almeida, Clarice Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Voss, Dulce Mari da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Voss, Dulce Mari da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Camozzato, Viviane Castro
metadata.dc.contributor.referee3: Gonzaga, José Guilherme Franco
metadata.dc.contributor.referee4: Lindemann, Renata Hernandez
metadata.dc.description.resumo: Os (re)encontros com os sujeitos que dão vida ao Assentamento Conquista da Fronteira foram as forças inspiradoras dessa escrita. Na condição de cartógrafa cruzei meus olhares e fabulei memórias com os/as outros/as personagens que habitaram as paisagens existenciais da pesquisa. Conversar, ler, escrever, plantar, cozinhar e também poetizar fez parte desse mapa que traçou diferentes retornos e que permitiram experimentar perceptos e afectos. Operação de um pensamento rizomático efetuada no cruzamento de duas linhas: educação comunitária e educação formal que, atravessadas por fluxos de desejos e emoções, se abriram a outras, constituindo um plano de imanência macro e micropolítico de tempos passados e presentes que produzem os modos pelos quais os sujeitos percebem suas relações com os lugares, os tempos e as próprias existências no Assentamento Conquista da Fronteira. Produzir memórias das vivências compartilhadas com amigos e amigas tornou essa escrita um território fértil de devires, forças que pulsam numa semeadura da vida. Aí está uma composição feita de histórias e múltiplas afecções, procurando encontrar visibilidade com essa obra que ao se fazer foi ganhando os requintes dos detalhes, a expressão precisa do pensamento e do afeto que desenham uma micropolítica de subjetivações.
Abstract: Los (re)encuentros con los sujetos que dan vida a lo “Assentamento Conquista da Fronteira” fueran fuerzas de este escrito. En la condición de cartógrafa yo crucé mis miradas y fabulé memorias con los/las otros/as personajes que habitarón los paisajes existenciais de la investigación. Charlar, leer, escribir, plantar, cocinar y también poetizar hizo parte de esse mapa que trazó distintos retornos y que permitiran experimentar perceptos y afectos. Operación de un pensamento rizomático realizado en el cruce de los líneas: educación comunitaria y educación formal que, atravesadas por flujos de deseos y emociones, se abriran a las otras, constituyendo um plan de inmanencia macro y micropolítico de tiempos pasados y presentes que producen los modos por los cuales los sujetos perciben sus relaciones con los lugares, los tiempos e sus propias existências en el “Assentamento Conquista da Fronteira”. Producir memorias de las vivencias compartidas con amigos y amigas tornó este escrito un territorio fértil del devires, fuerzas que pulsan en una siembra de la vida. Allí está una composición echa de historias y múltiplas afecciones, procurando encontrar visibilidad con esa obra que al hacerse fue ganando los refinamientos de los detalles, la expresión necesita de lo pensamento y de lo afecto que dibujan una micropolítica de subjetivaciones.
Keywords: Assentamento Conquista da Fronteira
Educação comunitária
Educação formal
Memórias
Micropolítica de subjetivação
Educación comunitaria
Educación formal
Memorias
Micropolitica de la subjetivación
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citation: ALMEIDA, Clarice Gomes de. (Re)encontros que tramam existências: educação comunitária e educação formal no assentamento conquista da fronteira (Hulha Negra, RS). 70 f. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4756
Issue Date: 8-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS Clarice Almeida 2019.pdf2,39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.