Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/441
metadata.dc.type: Relatório Técnico
Title: O enfrentamento da indisciplina nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Dr. Celestino Lopes Cavalheiro em São Gabriel RS.
metadata.dc.creator: Seeger, Vania
metadata.dc.contributor.advisor1: Nogueira, Carmen Regina Dorneles
metadata.dc.description.resumo: O presente relatório tem como finalidade descrever a intervenção realizada na Escola Estadual de Educação Básica Dr. Celestino Lopes Cavalheiro, cujo foco é compreender as razões do problema indisciplina escolar, nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental a fim de efetivar um processo mais democrático e participativo na construção das normas de convivência da escola. Baseado na metodologia de pesquisa-ação, esta intervenção teve como objetivo contribuir para reduzir os casos de indisciplina escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Dr. Celestino Lopes Cavalheiro. Através de ações desenvolvidas com a participação dos professores responsáveis por cada turma (do 1º ao 5º anos) de forma ativa e interativa e a participação do Conselho Tutelar em roda de conversa com equipe diretiva e Conselho Escolar na busca de informações e esclarecimentos sobre encaminhamentos ao Conselho Tutelar, envolveu-se a participação de representantes do PROERD, que através de rodas de conversa prestaram esclarecimento sobre o ECA. As atividades desenvolvidas possibilitaram a reflexão por parte dos professores, sobre as práticas desenvolvidas na escola, proporcionando caminhos favoráveis à transformação dessas relações a partir de um novo olhar à questão da indisciplina. Foi possível perceber resultados positivos, principalmente no que se refere às relações interpessoais na sala de aula e na escola como um todo. Evidenciou-se assim a necessidade de acompanhamento constante no uso das rodas de conversa. A mudança efetivou-se através do dialogo proporcionando a mudança de postura nas práticas pedagógicas, bem como na forma como se processam as relações no interior do ambiente escolar, possibilitando assim, sua transformação para que na sala de aula se efetive a aprendizagem.
O presente relatório tem como finalidade descrever a intervenção realizada na Escola Estadual de Educação Básica Dr. Celestino Lopes Cavalheiro, cujo foco é compreender as razões do problema indisciplina escolar, nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental a fim de efetivar um processo mais democrático e participativo na construção das normas de convivência da escola. Baseado na metodologia de pesquisa-ação, esta intervenção teve como objetivo contribuir para reduzir os casos de indisciplina escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Dr. Celestino Lopes Cavalheiro. Através de ações desenvolvidas com a participação dos professores responsáveis por cada turma (do 1º ao 5º anos) de forma ativa e interativa e a participação do Conselho Tutelar em roda de conversa com equipe diretiva e Conselho Escolar na busca de informações e esclarecimentos sobre encaminhamentos ao Conselho Tutelar, envolveu-se a participação de representantes do PROERD, que através de rodas de conversa prestaram esclarecimento sobre o ECA. As atividades desenvolvidas possibilitaram a reflexão por parte dos professores, sobre as práticas desenvolvidas na escola, proporcionando caminhos favoráveis à transformação dessas relações a partir de um novo olhar à questão da indisciplina. Foi possível perceber resultados positivos, principalmente no que se refere às relações interpessoais na sala de aula e na escola como um todo. Evidenciou-se assim a necessidade de acompanhamento constante no uso das rodas de conversa. A mudança efetivou-se através do dialogo proporcionando a mudança de postura nas práticas pedagógicas, bem como na forma como se processam as relações no interior do ambiente escolar, possibilitando assim, sua transformação para que na sala de aula se efetive a aprendizagem.
Abstract: Este informe tiene como objetivo describir la intervención llevada a cabo em la Escuela Estatal de Educación Básica Dr. Celestino Lopes Cavalheiro, cuyo objetivo es entender las razones del problema escolar indisciplina, las divisiones de los primeiros años de la escuela primaria com el fin de lograr um proceso más democrático y participar em la construcción de las condiciones de vida de escola. Baseado em lametodología de investigación-acción, esta intervención tuvo como objetivo ayudar a reducirlos casos de indisciplina escolar em los primeiros años de la escuela primaria em la Escuela Estatal de Educación Básica Dr. Celestino Lopes Cavalheiro. A través de las acciones desarrolladas com la participación de los professores responsables de cada clase (el primero hasta quinto año) activamente y de forma interactiva y la participación del Conselho Tutelar enrueda de conversación com el equipo directivo y del consejo escolar em la búsqueda de información y aclaraciones sobre las referencias a Conselho Tutelar, contó com la participación de un sargento y soldado, representantes de PROERD que através de los círculos de conversación proporcionaron aclaraciones sobre el ECA. Através de la conversación círculos proporcionado aclaraciones sobre la CEPA. Las atividades permiten la reflexión de los participantes em las prácticas desarrolladas em la escuela, proporcionando formas favorables a la transformación de estas relaciones a partir de una nueva mirada a la cuestión de la indisciplina. Era posible ver resultados positivos, sobre todo em lo que respecta a las relaciones interpersonales em el aula y la escuela em su conjunto. Sólo se presentó la necesidad de una vigilancia constante em el uso de los círculos de conversación. El cambio se llevó a cabo a través del diálogo y huboun cambio de actitud em las prácticas de enseñanza, así como em la forma en que procesan las relaciones dentro del ámbito escolar, lo que permite su transformación para que el aula se convierte em um aprendizaje efectivo.
Keywords: Disciplina
Indisciplina
Convivência
Valores
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
URI: http://hdl.handle.net/riu/441
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Relatórios Críticos Reflexivos-Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vania Seeger.pdfRelatório Crítico-Reflexivo Mestrado6,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.