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metadata.dc.type: Relatório Técnico
Title: Formação colaborativa na gestão em educação especial : discussões e reflexões a respeito das políticas públicas de educação inclusiva.
metadata.dc.creator: Borba, Valéria Urdangarin
metadata.dc.contributor.advisor1: Selau Júnior, Bento
metadata.dc.description.resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo planejar e implementar um processo de formação colaborativo de gestores de duas escolas baseado no referencial vygotskiano e centrado no estudo e na discussão das políticas públicas voltadas à educação inclusiva. Para embasar a discussão teórica, trouxe um resgate da educação especial ao longo dos anos e a interlocução com as políticas públicas nesse processo. Na sequência, a gestão em diferentes momentos e abordagens, principalmente na perspectiva democrática e a gestão das práticas inclusivas, finalizando com as contribuições de Vigostky e o trabalho colaborativo. A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica constituída por discussões colaborativas sobre as políticas públicas de educação inclusiva baseadas nos interesses específicos dos participantes e apoiadas em estudo de casos. Em termos das aprendizagens dos participantes, os dados revelaram que houve apropriação dos aspectos legais pelos gestores. A esse aspecto, os participantes revelaram que a formação baseada no trabalho colaborativo sugeriu uma melhor apropriação dos conceitos referentes às políticas públicas de educação inclusiva e a identificação do grupo de gestoras com a formação que trabalhou na perspectiva de trabalho colaborativo. O estudo é um indicativo de que as formações com base nos conceitos de colaboração são constituídas como possibilidades de interações e construção de aprendizagens.
Abstract: Este informe Critico Reflexivo es el resultado de una búsqueda que tuvo como objetivo planear e implementar un proceso de formación colaborativa de gestores de dos escuelas basado en el referencial vygotskiano y en el estudio y en la discusión de las políticas públicas centradas a la educación inclusiva. Para basar la discusión teórica, traje un rescate de la educación especial a los largos de los años y la interlocución con las políticas en ese proceso. En la secuencia, la gestión en distintos momentos y abordajes, principalmente en la perspectiva democrática y en la gestión de prácticas inclusivas, finalizando con la intervención pedagógica hecha por discusiones colaborativas sobre las políticas públicas de educación inclusiva, basadas en intereses específicos de los participantes, los datos demonstraron que hubo apropriación de los aspectos legales por los gestores. A ese aspecto, los participantes revelaron que la formación basada en el trabajo colaborativo sugerió una mejor apropriación de los conceptos referentes a las políticas públicas de educación inclusiva y la identificación del grupo de gestores con la formación que trabajó en perspectiva de trabajo colaborativo. El estudio es un indicativo de que las formaciones con base en conceptos de colaboración son hechas como posibilidades de interaciones y construción de aprendizajes.
Keywords: Gestão
Educação inclusiva
Formação colaborativa
Vigotsky
Intervenção
Políticas públicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
URI: http://hdl.handle.net/riu/440
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Relatórios Críticos Reflexivos-Mestrado Profissional em Educação

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