Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/424
metadata.dc.type: Relatório Técnico
Title: Práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos a partir do estudo da evasão em escolas de Sant'Ana do Livramento/RS.
metadata.dc.creator: Larruscain, Ida Ourica dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha, Jefferson Marçal da
metadata.dc.description.resumo: Este estudo é resultado da investigação e o relato do Projeto de Intervenção, motivado por processos de evasão escolar de alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos em escolas de Santana do Livramento- RS. O caminho metodológico está assentado, além da investigação diagnóstica, em um projeto de intervenção no qual professoras da EJA frequentaram, visando a formação de práticas pedagógicas específicas para esta modalidade de ensino. Este relatório parte da minha experiência como professora há 20 anos e das narrativas de 20 professoras frente as realidades locais e nacionais vislumbrando, especialmente, os altos índices de evasão. A discussão teórico-metodológica recorre a análises da pedagogia crítica freireana – especialmente voltada para a educação popular, passando pela formação continuada de professores e questões socioculturais que influenciam diretamente no desempenho dos alunos e da escola. Ao final, considerações sobre gestão educacional na EJA e minha percepção sobre a contribuição do gestor de EJA na formação do educando jovem e adulto numa proposta agregadora que estimule a permanência do aluno na escola.
Abstract: Este estudio es el resultado de la investigación y el informe del Proyecto de Intervención, motivada por procesos de absentismo escolar de los estudiantes de EJA - Educación de Jóvenes y Adultos en escuelas Santana Livramento- RS. El enfoque metodológico está sentado, además de la investigación diagnóstica en un proyecto de intervención en el que los profesores de EJA asistieron, para la formación de las prácticas de enseñanza específicas para este tipo de educación. Este informe de mi experiencia como profesor durante 20 años y las narrativas de 20 docentes de toda la realidad local y nacional relucientes especialmente las altas tasas de deserción escolar. La discusión teórica y metodológica se base en el análises de la pedagogia crítica de Freire - especialmente centrado en la educación popular, a través de la educación continua de los maestros y los problemas sociocultural és que influem diretamente en el rendimento de los estudiantes y la escudela. Al final considerações acerca de la destino educacional en EJA y mi percepción de la contribución del gestor en EJA a la educación del estudiante y adulto joven en una propuesta agregando que anima a los estudiantes a permanecer en la escuela.
Keywords: Evasão escolar
Educação de jovens e adultos
Pedagogia crítica
Pedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
URI: http://hdl.handle.net/riu/424
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Relatórios Críticos Reflexivos-Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ida Ourica dos Santos Larruscain.pdfRelatório Crítico-Reflexivo Mestrado2,45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.