Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/421
metadata.dc.type: Relatório Técnico
Title: Gestão das práticas docentes para a formação humana integral : o patrimônio cultural no seminário integrado do ensino politécnico - perspectivas em uma escola de Pelotas/RS.
metadata.dc.creator: Leite, Elisa Schwartz
metadata.dc.contributor.advisor1: Fiabani, Adelmir
metadata.dc.description.resumo: Este relatório crítico-reflexivo narra as ações, as reflexões e os resultados de um Projeto de Intervenção ocorrido por intermédio da proposta do Mestrado Profissional em Educação. Teve por objetivo repensar e oferecer alternativas às práticas docentes e currículo do Ensino Médio, na perspectiva da formação humana integral. Para tanto, recorreu-se às intervenções pedagógicas que utilizaram como recurso, o patrimônio cultural. Este projeto foi desenvolvido no componente curricular de Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do Ensino Médio e as professoras de Seminário Integrado. A proposta metodológica utilizada teve dois momentos definidos, o “método da intervenção”, ou seja, o método de ensino e o “método de avaliação da intervenção”, que é o método de pesquisa propriamente dito. Os resultados desta pesquisa do tipo intervenção, indicam que esta metodologia pode contribuir para a melhora na qualidade da aprendizagem, exercitando uma organização curricular que tem como princípio os saberes trazidos pelos jovens estudantes do Ensino Médio, colaborando para alicerçar identidades, proporcionando o exercício da cidadania numa perspectiva da Educação intercultural, dialógica e problematizadora, e portanto, no caminho da formação humana integral, cooperando na estruturação dos Seminários Integrados no Ensino Médio Politécnico.
Abstract: This critical and reflective report narrates actions, reflections and results of an Intervention Project occurred through the proposal of Professional Master in Education. It aimed to rethink and offer alternatives to teaching practices and High School curriculum with a view to integral human formation. For this, we have used pedagogical interventions that used as a resource cultural heritage. This project was developed in the curricular component of Integrated Seminar of Polytechnic High School. The subjects of the study were High School students and their teachers of Integrated Seminar. The methodological proposal used had two defined moments, the “intervention” method , that is, the teaching method and the “evaluation method of intervention”, which is the research method itself. The results of this intervention type study indicate that this methodology can contributes to improving quality of learning, exercising another curricular organization whose principle is the knowledge brought by the young students of High School, helping to underpin identities, providing exercise citizenship in the perspective of a problematization, intercultural and dialogical education and, therefore, in the way of an integral human formation, cooperating in structuring of Integrated Seminars at the Polytechnic High School.
Keywords: Educação
Currículo
Ensino médio
Ensino politécnico
Patrimônio cultural
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
URI: http://hdl.handle.net/riu/421
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Relatórios Críticos Reflexivos-Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elisa Schwartz Leite.pdfRelatório Crítico-Reflexivo Mestrado2,55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.