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dc.contributor.advisor1Santos, Maurício Silveira dos-
dc.creatorFrescura, Naiéle Medeiros-
dc.date.accessioned2019-08-05T17:02:03Z-
dc.date.available2019-08-05T17:02:03Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFRESCURA, Naiéle Medeiros. Programação e sincronização semafóricas a partir de métodos numéricos. Orientador: Maurício Silveira dos Santos. 2019. 87 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4199-
dc.description.abstractThe growing number of vehicles in cities brings with it traffic management and management problems caused by misuse of roads, which lead to low demand in certain locations and queues in others, resulting in user disruptions such as delays, stress and accidents. In this way, one of the ways to guarantee urban mobility to the population is through a better use of the road, which can occur through a good performance of the traffic light system. Thus, this work presents programming methods to determine cycle times to be used at traffic lights along General Sampaio Street, in the city of Alegrete / RS, which seek their efficiency, through the characteristics of the vehicle flow. For this, theoretical references on the subject were studied, traffic behavior was observed, and the methods used, based on the data obtained by Silveira (2018), and on the hourly variation of traffic characteristics were compared. Finally, it was concluded that through traffic signal programming it is possible to guarantee traffic safety, agility and fluidity through the use of appropriate cycle times for each time period.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Araújo (catia.araujo@unipampa.edu.br) on 2019-08-05T14:44:58Z No. of bitstreams: 1 Naiéle Medeiros Frescura - 2019.pdf: 2606331 bytes, checksum: efb597d5cf89a0071d1cc9d94ae709a9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Dayse Pestana (dayse.pestana@unipampa.edu.br) on 2019-08-05T17:02:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Naiéle Medeiros Frescura - 2019.pdf: 2606331 bytes, checksum: efb597d5cf89a0071d1cc9d94ae709a9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-05T17:02:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Naiéle Medeiros Frescura - 2019.pdf: 2606331 bytes, checksum: efb597d5cf89a0071d1cc9d94ae709a9 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectSemáforopt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectTrânsitopt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectTraffic lightpt_BR
dc.subjectTraffic engineeringpt_BR
dc.subjectTrafficpt_BR
dc.titleProgramação e sincronização semafóricas a partir de métodos numéricospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoO número crescente de veículos nas cidades traz consigo problemas de gestão e gerenciamento de tráfego causados pelo mau uso das vias, que acarretam em pouca demanda em determinados locais, e filas em outros, resultando em transtornos aos usuários, como atrasos, estresse e acidentes. Desta forma, uma das maneiras de garantir mobilidade urbana à população é por meio de um melhor aproveitamento da via, que pode ocorrer através de um bom desempenho do sistema semafórico. Assim, este trabalho apresenta métodos de programação para determinar tempos de ciclos a serem utilizados nos semáforos existentes ao longo da Rua General Sampaio, na cidade de Alegrete/RS, buscando a eficiência dos mesmo, através das características do fluxo de veículos. Para isso, abordou-se referenciais teóricos sobre o assunto, observou-se o comportamento do tráfego, e se comparou os métodos utilizados, baseados nos dados obtidos por Silveira (2018), e na variação horária de suas características. Por fim, concluiu-se que, por meio da programação semafórica, é possível garantir segurança, agilidade e fluidez ao trânsito a partir da utilização de tempos de ciclo adequados para cada período de tempo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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