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metadata.dc.type: Relatório Técnico
Title: A implantação do ensino politécnico : o discurso sobre a (re)elaboração da experiência profissional de professores, que atuam em uma escola de ensino médio, na cidade de Pelotas/RS.
metadata.dc.creator: Lemes, Cícero Augusto Kurz
metadata.dc.contributor.advisor1: Vieira, Maurício Aires
metadata.dc.description.resumo: Sendo as atividades de linguagem e de trabalho compostas por uma diversidade de vozes que revelam facetas do sujeito trabalhador sobre o seu fazer, este projeto de intervenção teve o objetivo de criar, por meio de uma formação horizontalizada (gestores e professores), um espaço de diálogo sobre os desafios relativos ao método de implantação de uma política pública, instaurada pelo governo estadual, no ano de 2012, de modo a criar, um momento capaz de promover reflexões, maneiras e condicionais de gerir, junto ao corpo docente, os entraves que existem junto ao método de implantação do Ensino Médio Politécnico. O processo diagnóstico e interventivo considerou as características da atividade de trabalho do professor a partir de práticas linguageiras oriundas de duas metodologias: a entrevista e a “rodas da atividade”. A entrevista é entendida como um dispositivo de produção de discurso, que permite condensar várias situações de enunciação ocorridas em momentos anteriores (ROCHA, DAHER, SANT’ANNA, 2004), fazendo emergir uma fala portadora de considerações relevantes sobre o trabalho (NOUROUDINE, 2002). Rodas da Atividade consiste em uma metodologia que busca por meio de uma formação horizontalizada, no caso gestores (direção, supervisores e orientadores) e professores, estabelecer um grupo de discussão e reflexão sobre um assunto relacionado a uma problemática, levando em consideração a contribuição que cada especialidade dos protagonistas (matemático, linguísta, pedagogo, sociólogo etc.) envolvidos neste método pode aportar, no intuito de produzir uma resolução, (re)elaboração e (re)organização no/do processo por este coletivo de pessoas (especialistas). A análise do material ancorou-se nas concepções desenvolvidas por Marx sobre a politecnia, na perspectiva da teoria dialógica bakhtiniana (BAKHTIN, 2003; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2004) e os estudos sobre o trabalho (CLOT, 2006). Resultados finais possibilitaram compreender como o profissional docente revela características da complexidade da atividade de trabalho, no que se refere à dialogicidade, dinamicidade e heterogeneidade, frente à relação com o outro, com o meio de atuação e com o processo de implantação do ensino médio politécnico.
Abstract: Being the language and labor activities composed of a diversity of voices that reveal the worker’s facets of their actions, this intervention project aimed to make, through a horizontally training (managers and teachers), room for dialogue on the challenges regarding the deployment method of public policy, established by the state government in 2012, to create a moment capable of promoting reflection, conditionals and ways to manage, with the faculty, the barriers found within the deployment method of Polytechnic High School. The diagnosis and intervention process considered the characteristics of teacher's working activity based on language practices derived from two methodologies: the interview and the "wheels of activity." The interview is understood as a speech generating device that allows to combine different situations of enunciation seen in prior times (ROCK, DAHER, SANT'ANNA, 2004), raising a speech of relevant considerations on labor (NOUROUDINE 2002 ). Activity wheels consists of a methodology that seeks through a horizontally training, in this case managers (direction, supervisors and counselors) and teachers, to establish a discussion and reflection group on a subject related to a problem, taking into account the contribution that each specialty of the protagonists (mathematician, linguist, educator, sociologist etc.) involved in this method can make in order to produce a resolution, (re) development and (re) organization in this process for this collective of people (experts). Analysis of the material is anchored in the concepts developed by Marx on the polytechnic from the perspective of Bakhtin language theory (Bakhtin, 2003; Bakhtin / Volochínov, 2004) and studies on labor (CLOT, 2006). Final results allowed an understanding of how the teaching profession reveals characteristics of working activity complexity, with regard to the dialogical, dynamics and heterogeneity, compared to the relationship with the other, with the means of performance and the deployment process of the Polytechnic high school.
Keywords: Ensino politécnico
Implantação de política pública educacional
Ensino médio
Rio Grande do Sul
Processo de ação-interventivo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: http://hdl.handle.net/riu/399
Issue Date: 2015
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